Secretário da Saúde de Gravataí passa a representar o Rio Grande do Sul no Conares

Representantes gaúchos participaram do 6º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia

O secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, esteve com a comitiva gaúcha participando do 6º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia, entre os dias 1º e 2 de setembro. O secretário passa a representar o Rio Grande do Sul no Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares), órgão vinculado ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que trata de diversas pautas de âmbito nacional no SUS.

“É fundamental debatermos o SUS com representantes de todo o Brasil. Gravataí tem uma rede de saúde que é tratada como exemplo no Rio Grande do Sul. A indicação ao colegiado, inegavelmente, tem relação com o trabalho realizado, uma vez que o nosso governo municipal trata a saúde como prioridade”, afirmou o secretário.

O evento discutiu pautas nacionais, entre elas, a imunização de crianças e adolescentes em todo o território. Um dos aspectos mais preocupantes é a baixa cobertura vacinal em todo o país, o que faz com que doenças, já erradicadas há anos, possam voltar a fazer parte do dia a dia.

Por conta disso, o encontro trouxe à tona o ImunizaSUS. O programa é fruto de uma parceria entre o Conasems e o Ministério da Saúde, que tem o intuito de transformar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em salas de aula para capacitar mais de 94 mil profissionais de saúde que atuam diretamente nas ações de imunização em todos os municípios do país.

“O evento é um importante ponto para o futuro da saúde no Estado e conta com o apoio do Conasems e do SUS”, lembrou o secretário municipal da Saúde de Porto Alegre e 2° vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS), Mauro Sparta.

Também foi abordado no encontro a transição do Programa Mais Médicos para o Programa Médicos Pelo Brasil. Na oportunidade, os representantes do RS reforçaram as dificuldades encontradas durante a implantação do novo programa, especialmente, no que se refere à redução de vagas para a região metropolitana e as dificuldades de adesão de novos profissionais.

Conares

O Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares) é composto por três representantes de cada Estado – o presidente do Cosems de cada Estado, o secretário municipal da Saúde da Capital e um representante dos demais municípios do Estado, indicado pelo Cosems. As reuniões são trimestrais e abrangem pautas nacionais relacionadas ao SUS.

Também estiveram representando a comitiva gaúcha em Rondônia, o secretário executivo do Cosems/RS, Diego Espíndola, e o presidente do Cosems/RS e secretário municipal da Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas.