Secretaria da Saúde de Gravataí atualiza cronograma vacinal da comunidade do Quilombo Manoel Barbosa

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esteve atualizando o cronograma vacinal contra o covid-19 da comunidade do Quilombo Manoel Barbosa, nesta sexta-feira, 17. De acordo com o Ministério da Saúde, os quilombolas já podem receber a dose da vacina bivalente, no entanto, muitos ainda não haviam completado o esquema vacinal, o que levou a SMS a fazer uma força-tarefa na nova sede da Associação dos Remanescentes do Quilombo Manoel Barbosa, que está em fase final de reforma.

“Nós fizemos um levantamento, entramos em contato com a presidente da organização e conseguimos reunir parte dos moradores para a atualização”, destacou a técnica de enfermagem da Unidade de Saúde da Família Santa Cecília, Silvana Dorneles. De acordo com a USF, ao longo dos próximos dias, serão feitos outros agendamentos para quem não conseguiu colocar em dia a sua carteira de vacinação. “A nossa unidade de saúde também está de portas abertas para quem não conseguir comparecer nos horários marcados aqui na sede”, reforçou a agente de saúde que atende a região, Débora Thiezen.

O assessor de Políticas Públicas para o Negro Jairton Camisolão, que esteve acompanhando a tarde de imunizações, falou sobre a importância de movimentos como este para a saúde da comunidade quilombola. “A tendência é que atendimentos em saúde sejam cada vez mais frequentes dentro do Quilombo Manoel Barbosa, uma vez que a sede, que está sendo construída com recursos da prefeitura, tem o objetivo de, além de disponibilizar um espaço de socialização e fortalecimento cultura, promover atendimentos clínicos e odontológicos para os residentes”, complementou.

A presidente da associação, Carmem Lucia dos Santos, agradeceu o empenho da equipe da unidade de saúde que se dispôs a vacinar a comunidade e a parceria entre a organização e a saúde para ações  em prol dos quilombolas.