“Saúde é prioridade”: Estado e Prefeitura garantem a próxima etapa da Nova Emergência SUS do Hospital Dom João Becker

Foto: Gabriel Muniz

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, anunciou na última terça-feira, 22, que o governo do Estado considera como prioridade a destinação de recursos para a execução da próxima fase da Nova Emergência SUS do Hospital Dom João Becker (HDJB). A qualificação da estrutura hospitalar foi tratada em reunião entre o governo do Estado, a Prefeitura de Gravataí e representantes do grupo hospitalar. Com investimentos do governo municipal e do governo estadual, a primeira fase da emergência foi entregue em dezembro do último ano, com 20 novos leitos de observação em uma estrutura moderna, equipada e ampliada.

“Saúde é prioridade para o governo municipal. Trabalhamos de forma permanente para qualificar e avançar os serviços para melhor atendimento à população. Além da nova emergência SUS, duplicamos o número de leitos de UTI do Becker”, destacou o prefeito em exercício de Gravataí, Dr. Levi Melo. O gestor também ressaltou os investimentos e os avanços em toda a área da saúde no município, como a construção de 10 novas unidades de saúde.

“Vamos considerar como prioridade a inclusão desse projeto e dos recursos para a execução dessa obra tão importante para a cidade de Gravataí e para demais cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre”, enfatizou Arita, lembrando da importância da qualificação da área hospitalar e do programa Avançar Mais do governo do Estado, com investimentos na casa dos R$ 590 milhões para hospitais em todo o Rio Grande do Sul. Na primeira fase, cerca de R$ 4,2 milhões foram investidos pelo Executivo estadual para auxiliar no custeio da estrutura no hospital de Gravataí.

O secretário da Saúde de Gravataí, Régis Fonseca, reforçou que o poder público trabalha de forma permanente para qualificar os serviços de saúde à população, que impactam milhares de usuários diariamente em Gravataí. Dentro do programa Amplia Hospital, o município prioriza a expansão da atenção hospitalar e busca potencializar a abrangência das ações e das possibilidades de captação de recursos, por meio da união de esforços e em tempo reduzido.

“Contem conosco nesse projeto. Com o crescimento da população, a busca pelos serviços da atual emergência já supera, e muito, a capacidade de atendimento. A entrega da primeira fase já tem mostrado resultados importantes, temos certeza de que essa continuação tem tudo para gerar grandes resultados para a cidade de Gravataí”, apontou o superintendente do HDJB, Antonio Weston.

Relembre

Em dezembro de 2023, Gravataí recebeu a primeira fase da Nova Emergência SUS do Becker, que conta com padrão similar às melhores estruturas de pronto atendimento do país. Com investimentos do governo municipal, a estrutura tem 20 novos leitos de observação, em uma estrutura totalmente moderna, equipada e ampliada.

Quando concluída, a Nova Emergência SUS passará dos atuais 405 metros quadrados para 1.330 metros quadrados e de nove para 36 leitos (adultos e pediátricos). Além disso, vai ampliar a quantidade de poltronas a quantidade de poltronas para aplicação de medicamentos e criar salas de apoio assistencial.