Saúde alerta população para a proibição do uso de pomadas para cabelo

Anvisa interditou todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por intermédio da Vigilância em Saúde (Viemsa), alerta a população para a proibição do uso de todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar os cabelos. A decisão, emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mês passado, ocorreu devido aos casos de efeitos adversos ocasionados por estes produtos. A medida é preventiva e vale enquanto não forem concluídas as investigações envolvendo casos de intoxicação ocular.

Entre os efeitos notificados após a utilização das pomadas, estão cegueira temporária, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça. Por conta disso, a Viemsa reforça que esses produtos não devem ser comercializados, tampouco utilizados.

O consumidor deve seguir as seguintes orientações: não use ou adquira esses produtos; se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos; e, em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância.

Em caso de efeitos indesejados, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima para os devidos cuidados e aconselhamentos. Além disso, a Anvisa disponibiliza uma lista de produtos autorizados e regularizados em seu site. Para verificar se o uso da pomada é permitido pela agência reguladora, acesse este link.

Viemsa

A SMS, a partir da Viemsa, analisa as situações de saúde de grupos populacionais, identifica e gerencia os riscos dos diversos ambientes do convívio humano e planeja a saúde com enfoque estratégico funcional. Ademais, atua na prevenção das doenças e agravos, bem como promove, recupera e reabilita a saúde de grupos populacionais em suas dimensões individuais e coletivas.

Além da Vigilância Sanitária, a Viemsa é integrada pelas Vigilâncias Epidemiológica, Ambiental e em Saúde do Trabalhador.