No próximo domingo, 1º, a Prefeitura de Gravataí, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promove a eleição do Conselho Tutelar. Na ocasião serão eleitos 10 novos conselheiros, mais suplentes. Os eleitos atuarão na gestão 2024/2028.
O voto não é obrigatório, mas a participação da comunidade é muito importante para eleger candidatos aptos a assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes. A votação ocorre das 8h às 17h, por toda a cidade.
Para votar, o eleitor deve apresentar o título eleitoral e um documento de identidade com foto (RG, carteira de identidade de classe, passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).
A apuração dos votos inicia na segunda-feira, 2. O resultado será publicado no Diário Oficial. No portal da Prefeitura estão todas as informações sobre o processo eleitoral, incluindo os locais de votação por zona eleitoral.
Os candidatos
Neste ano, 23 candidatos irão concorrer, destes, quatro estão com liminar. Todos eles passaram por uma preparação supervisionada pelo CMDCA. A seleção inclui provas e participação em capacitações. Após as avaliações, os candidatos considerados aptos podem concorrer.
Locais de votação
Ao todo são 26 pontos de votação para escolher os novos conselheiros tutelares. Além das associações de bairro, igrejas e a subprefeitura da Costa do Ipiranga, também receberão as urnas as escolas Josefina Becker, Adelaide Pinto de Lima Link, Áurea Celi Barbosa, Carlos Bina, São Paulo, Antônio Gomes, Suely Silveira Soares, Antônio Aires, Santa Cecília, Duque de Caxias, Nova Conquista, Rosa Maria, José de Alencastro, Olenca Valente, Heitor Villa Lobos, Accoba, Jerônimo Timóteo da Fonseca, Raimundo Scherer, Augusto Longoni, Erico Verissimo, Alberto Pasqualini, José Maurício, Bárbara Maix e Anita Garibaldi.
Confira o seu local de votação clicando aqui.