Reconhecida como referência no RS, Guarda Municipal de Gravataí forma novos agentes no município de Rio Grande

Com 1.285 horas/aula e 30 disciplinas, 30 guardas municipais receberão certificado em solenidade de formatura nesta sexta-feira, 23

Reconhecida como referência no Estado, a Guarda Municipal de Gravataí, órgão da Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança (Smasp), concluiu a formação de 30 guardas municipais da cidade de Rio Grande – Gravataí também já formou agentes de Novo Hamburgo, Esteio, Cachoeirinha, Tramandaí, Imbé e Campo Bom, e em abril formará guardas em Bagé. Iniciado em agosto último, a partir de convênio entre os dois municípios, o curso se encerra, nesta sexta-feira, 23, às 9h, com a solenidade de formatura e entrega de certificados aos novos agentes, na Praça Xavier Ferreira, em frente ao monumento em homenagem ao Brigadeiro José da Silva Paes (fundador da cidade).

Com base na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a formação teve duração de 1.285 horas/aula e 30 disciplinas. Secretário de Segurança Municipal de Gravataí, o coronel PM Flávio Lopes, um dos instrutores do curso, destaca que o papel de atuação das Guardas Municipais é colaborar com as demais forças de segurança, servir o cidadão e proteger o patrimônio e a população, em atividade de menor potencial ofensivo e relacionadas às questões de posturas do município. “O futuro da segurança passa pela ação dos guardas, e o curso oferece esse suporte técnico, dando condições ao agente para que ele possa colaborar, servir e proteger os cidadãos”, reforça Lopes.

Segundo a Secretaria de Município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) de Rio Grande, com o objetivo de qualificar a atuação dos agentes e fornecer maior segurança durante as atividades, em breve, um grupo de agentes da Guarda Municipal deverá passar a utilizar armas de fogo. Após a chegada dos armamentos, estimada para o início de 2023, os agentes farão o curso de armamento e tiro. A expectativa é de que ao menos 30 agentes estejam habilitados após o final da preparação.

De acordo com o secretário Anderson Castro, os equipamentos e munições já estão em processo de aquisição, e os contratos devem ser concluídos nos próximos dias. As armas escolhidas são da marca Glock, modelo G45. “Queremos dar mais um grau de segurança para o nosso agente, porque é para a segurança dele. Trabalhamos muito com a base legal e fizemos ajustes na legislação do município, com aval da Câmara Municipal. Então a partir de agora, com treinamento, com qualificação e muita tranquilidade, queremos uma Guarda com mais condições de se proteger e proteger a nossa comunidade”, afirma o secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança Anderson Castro.