Recentemente inaugurada, nova USF Itatiaia promove grupo de gestantes e amplia ações de promoção à saúde

Há cerca de dois meses, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inaugurou a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Itatiaia. A construção do novo espaço permitiu a ampliação de ações de promoção à saúde aos pacientes atendidos pela unidade. Entre elas, a criação de um grupo de gestantes, que teve nesta segunda-feira, 2, o segundo encontro realizado. Entre outros temas, foram debatidos cuidados com o recém-nascido e importância da imunização à saúde das crianças.

“Essa roda de conversa é muito importante para o bem-estar das mães e das famílias. Esse tipo de troca de conhecimentos auxilia muito no impacto na tríade mãe/pai/bebê, que é fundamental. Quanto mais cedo começar esse contato, melhor para todos”, comentou a pediatra e coordenadora da Política de Saúde da Criança e do Adolescente da SMS, Lissandra Pedroso.

Durante sua fala, direcionada a três gestantes e uma puérpera, a médica debateu orientações sobre temas que envolvem os cuidados com os bebês, como a forma correta da higiene e troca de fraldas, de questões comuns como choro e cólicas, alterações da pele, rotinas do sono, bem como acerca da importância da vacinação. “No primeiro ano de vida do bebê o calendário vacinal é repleto de vacinas, que previnem o aparecimento de uma série de doenças. O Brasil é um dos melhores países do mundo em termos de prevenção, justamente por conta do amplo e completo calendário básico de vacinação”, disse.

A pediatra também comentou sobre a relevância de exames que o bebê faz nos primeiros dias de vida, como os testes do pezinho, do olhinho, do coraçãozinho e da orelhinha – que auxiliam, se necessário, na detecção de alguma doença precocemente e o seu encaminhamento para especialistas e tratamento o mais rapidamente possível. Além disso, discorreu sobre dúvidas das gestantes, como a posição ideal para o bebê dormir. “O recomendado pela Sociedade Brasileira e Americana de Pediatria é que o bebê durma sempre de barriga para cima. De bruços ou de lado, a criança pode vomitar e se engasgar”, explicou Lissandra, que ainda mostrou manobras de desengasgo que podem ser feitas com o bebê em caso de necessidade.

Outro tópico abordado diz respeito às precauções com as visitas recebidas pela família, em especial no primeiro mês de vida, quando a criança ainda a recém iniciou a estimular a sua imunidade com o Leite Materno e a aplicação das vacinas. A médica ainda conversou sobre a atenção redobrada que a mãe deve ter com a sua alimentação e ingestão, de modo a evitar álcool, drogas, medicações sem a prescrição médica e alimentos muito industrializados, que vão influenciar na saúde dela e da criança.

Quando ocorrem

O encontro do grupo de gestantes de hoje foi o segundo realizado pela unidade de saúde, dentre quatro previstos até o final do ano. Realizado sempre na primeira segunda-feira do mês, o grupo pode ser acessado por qualquer gestante atendida pela USF Itatiaia. Mais informações sobre demais grupos que as equipes de saúde realizam junto aos pacientes podem ser conferidas na própria unidade, localizada na Av. Jardim das Acácias, 395, no bairro Jardim do Cedro, ou pelo telefone (51) 3600-7676.