Quiosque da Cultura apresenta exposição “O Coração do Caps”

Exposição objetiva pensar a saúde mental numa perspectiva artística

A Prefeitura de Gravataí, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II e da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL), convida a população para a exposição “O Coração do Caps”, que ocorrerá no Quiosque da Cultura, de 5 de janeiro a 2 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A partir das reflexões em torno da importância da arte e da convivência no processo de sustentação do bem-estar mental, o grupo instiga usuários, familiares e toda rede de serviços do município para visitar a exposição.

Com o objetivo de pensar a saúde mental de uma forma artística, a partir do olhar dos pacientes da oficina de arteterapia, a mostra serve como instrumento de elaboração de questões que perpassam as angústias e dores das pessoas. Uma das 29 Práticas Integrativas e Complementares (PICs) reconhecidas pelo SUS, a arteterapia atua como elemento terapêutico na análise do consciente e do inconsciente e busca interligar os universos interno e externo do indivíduo.

Assim, a prática utiliza instrumentos como pintura, colagem, modelagem, poesia, dança, fotografia, tecelagem, expressão corporal, teatro, sons, músicas ou criação de personagens, usando a arte como uma forma de comunicação entre profissional e paciente, em processo terapêutico individual ou em grupo. De acordo com os organizadores, a exposição é uma aposta “para que olhares se afetem e um convite para transcender os limites impostos na história do sofrimento mental e suas marcas diferenciais, principalmente, para resgatar a importância dos serviços substitutivos às internações psiquiátricas”.

A mostra será apresentada no Quiosque da Cultura, localizado na Praça Leonel de Moura Brizola, s/nº, Centro.

CAPS II

O Caps II é uma das referências no município na área de saúde mental, recebendo casos que são encaminhados pelas unidades de saúde, Ministério Público e por livre demanda. O serviço de saúde atende adultos a partir dos 18 anos e conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, auxiliar de enfermagem, enfermeiras, estagiários, psicólogos, psiquiatra, técnico de enfermagem e terapeuta ocupacional.

Além disso, desenvolve ações de acolhimento, atendimentos individuais, visitas domiciliares e atividades integrativas. O espaço está localizado na Rua Adolfo Inácio de Barcelos, 1135, Centro. Demais informações podem ser conferidas pelos telefones 3600-7175 / 3600-7170.