Protagonismo, música e demonstração de artes marciais marcam a abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência em Gravataí

Evento foi promovido pela Prefeitura de Gravataí em parceria com associações ligadas ao tema

Em uma tarde em que o protagonismo, a boa música e as artes marciais tomaram conta da Praça da Bíblia, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (APPPD), pasta subordinada à Secretaria Municipal de Governança e Comunicação Social (SGCOM), abriu, oficialmente, nesta segunda-feira, 22, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.

Com o slogan “A união que fortalece o protagonismo”, o evento, que ocorreu em frente à prefeitura, contou com a participação das instituições: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Camaleão Azul, Centro Ocupacional de Familiares e Amigos dos Deficientes Mentais de Gravataí (Cofameg), Associação das Pessoas com Deficiência Visual e Amigos de Gravataí (ADVA) e Movimento Down Chute no Preconceito.

Além das entidades ligadas ao tema, o Núcleo de Educação Especial, da Secretaria Municipal da Educação (Smed), também esteve na atividade demonstrando algumas atividades desenvolvidas nas salas de recursos do município. Por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Serviço de Assistência Especializada (Sae), esteve com um estande de testes rápidos disponível para a comunidade.

Em sua fala, o vice-prefeito Dr. Levi Melo lembrou de alguns dos avanços do governo nas áreas da inclusão e da acessibilidade. “Compramos óculos inteligentes, padronizamos as calçadas do Centro, estamos construindo um complexo de educação especial, temos 50 salas de recursos na rede municipal, confeccionamos a Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista e estes são apenas alguns dos avanços da nossa gestão no quesito acessibilidade e inclusão”, destacou Dr Levi.

Para a secretária substituta da SGCOM e pessoa com deficiência, Patricia Lisboa, o momento foi de celebração. ”É lindo ter uma praça cheia de pessoas protagonistas das suas histórias. A união das associações só fortalece o movimento das pessoas com deficiência”, destacou a secretária substituta. Em sua fala, Patricia ainda reiterou o desejo de tornar Gravataí a capital da acessibilidade.

Também estiveram presentes, a primeira-dama Marlene Zaffalon, o assessor da APPPD, Bruno Peixoto, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Roberto Barbosa, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Roger Corrêa e o vereador Airton Leal.