Projeto MusicAção, oferece aulas gratuitas de música na Assembleia de Deus Zona Norte, na região da Caveira, em Gravataí;

Iniciativa do educador musical Daniel Garcia será realizada também em outras igrejas

No dia 11 de março, sábado, teve início o projeto MusicAção, que tem como objetivo promover o acesso a música e ao ensino de violão para jovens e adultos gratuitamente em entidades religiosas que mantenham trabalhos sociais nas comunidades carentes do seu entorno.

De acordo com Daniel Garcia, educador musical experiente e criador do projeto, “a música pode ser um instrumento de transformação social, ajudando a construir pontes entre as pessoas e fortalecendo os laços comunitários”. O primeiro polo do projeto está sendo na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Zona Norte, na região da Caveira, em Gravataí.

Daniel enfatiza a importância do MusicAção como uma iniciativa social valiosa que tem o poder de transformar a vida de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. “A música é uma forma de comunicação universal que não tem barreiras de idioma, cultura ou classe social”, afirm Daniel. “Por meio do MusicAção, estamos oferecendo uma oportunidade única para essas pessoas aprenderem música gratuitamente e desenvolverem habilidades que podem ser aplicadas em diferentes áreas da vida, além de gerar impactos positivos na autoestima e no bem-estar emocional”.

O projeto disponibiliza as mesmas oportunidades para os membros da entidade religiosa, que cedem o espaço para as aulas e para a comunidade em geral, isso cria uma interação ainda mais rica entre todos os envolvidos, gerando um ambiente de aprendizado mútuo e troca de experiências. “Os alunos recebem a apostila com material para o ano todo, colorida e com todas informações básicas para poder desenvolver o aprendizado. Além disso semanalmente os alunos receberão pelo whatsapp vídeos explicativos sobre as músicas e exercícios para poderem praticar em casa ou no seu tempo livre, com celular, notebook etc…”

Ao ser questionado sobre o que o motivou a criar o projeto MusicAção, Daniel Garcia cita uma frase de Cora Coralina, que diz: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Para ele, o projeto é uma forma de retribuir a sociedade todo o conhecimento que adquiriu ao longo de sua carreira e contribuir para a formação cidadã dos participantes.

A expectativa do projeto é chegar a 100 alunos ao longo do ano de 2023 nos polos onde ocorrerão as aulas, outros 2 polos de ensino e desenvolvimento do projeto social darão início no mês de abril em entidades religiosas parceiras do projeto.