Projeto Ester, lançado no Sindilojas Gravataí, combate a pobreza menstrual

Iniciativa mobiliza entidades em prol de meninas que vivem em vulnerabilidade social

Foto: Rafael Trajano

Na noite de quinta-feira (01), o Sindilojas Gravataí, por meio do Sindimulher, lançou oficialmente, o Projeto Ester – Somos Todas Irmãs, que consiste em promover um banco de absorventes para combater a pobreza menstrual. O Projeto foi criado em 2020 pela coordenadora Mara Pacheco, integrante da igreja Assembleia de Deus.

A iniciativa foi apresentada para cerca de 50 convidados, entre eles, empresárias e lideranças que conferiram de perto, por meio de vídeo, o processo de confecção de centenas de absorventes de tecido que serão entregues a mulheres entre 16 e 35 anos que vivem em vulnerabilidade social.

Entre os apoiadores, está o médico ginecologista Dr. Marcelo Leone que proferiu palestra sobre a história e o surgimento do absorvente. Conforme o ginecologista, na década de 60 do século XX, pequenos pedaços de tecido dobrados eram utilizados pelas mulheres para absorver o fluxo menstrual. As chamadas toalhas higiênicas eram costuradas pelas próprias usuárias e, após o uso, lavadas e reutilizadas.

Surgimento do Absorvente e o Impacto Ambiental

O primeiro absorvente descartável chegou ao Brasil em 1930, mas foi na década de 50 que começou a se popularizar. Representando maior conforto e praticidade, a novidade foi estampada em várias propagandas relacionando as mulheres que usavam os absorventes à ideia de modernidade.

Hoje, as mulheres contam com diversos absorventes descartáveis industrializados, que atendem várias necessidades (protetor diário, noturno, pós-parto, entre outros) e preferências das consumidoras (com abas, sem abas, ultrafinos, etc). É um produto que faz presente na rotina da maior parte do público feminino.

Estima-se que a mulher faz uso de cerca de dez absorventes descartáveis em cada ciclo menstrual, e de dez mil a 15 mil da puberdade até a menopausa. Como no Brasil não existe reciclagem para esse tipo de resíduo, esses absorventes acabam indo parar em lixões e aterros sanitários, causando um problema ambiental.

A solenidade de lançamento contou com a entrega dos absorventes realizada pelo presidente do Sindilojas, José Rosa e o ginecologista Dr. Marcelo Leone para a coordenadora do Projeto, Mara Pacheco e à Pastora Margarida Conceição que receberam centenas de absorventes que serão encaminhados às mulheres cadastradas no Projeto.

A coordenadora do Projeto, Mara Pacheco, responsável pela criação do Projeto, identificou a pobreza menstrual quando se deparou com uma menina que estava na escola e ia com muita frequência no banheiro. Mara questionou a moça e verificou que a estudante utilizava papel higiênico fazia dias. A partir dali ela mobilizou outras pessoas até apresentar o Projeto Ester para o Sindimulher que prontamente abraçou a ação.

De acordo com Dr. Leone, os absorventes que serão entregues são uma opção ecologicamente correta, pois o absorvente higiênico descartável, demora até 500 anos para se decompor, o que traz um impacto ambiental crescente.

O presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, agradeceu todos os envolvidos neste Projeto e apresentou o processo de confecção, moldes e o tipo de tecido que teve o apoio da empresa 020 Têxtil e da artesã Danielle Salvador. O dirigente mostrou um modelo aos participantes do evento para conferirem o tecido e o modelo do produto.

Para a coordenadora do Sindimulher, Cerly Dal Santo, é uma honra estarmos envolvidas num Projeto deste porte. “São mulheres ajudando outras mulheres para combater a pobreza menstrual. Estamos orgulhosas em poder fazer o bem”.

Os absorventes de tecido distribuídos terão manual de uso, com a maneira adequada de lavagem, bem como conservação. As usuárias da primeira proposta de modelo do absorvente participarão de uma pesquisa para levantamento de dados sobre a adaptação.

A ideia, conforme Mara Pacheco, é promover maior qualidade de saúde e higiene durante o período menstrual de mulheres que vivem em vulnerabilidade social. “O Projeto está aberto para quem quiser participar e contribuir. Contamos com vocês para fazer parte do Projeto Ester- Somos Todas Irmãs- Banco de Absorventes: o combate à Pobreza Menstrual.

O Projeto Ester – Somos Todas Irmãs conta com o apoio do Sindilojas Gravataí, Sindimulher, o médico ginecologista da Uniclínica, Dr. Marcelo Leone, Igreja Assembleia de Deus, 020 Têxtil, Danielle Salvador Artesã, Prefeitura Municipal e Comissão de Saúde da Mulher.

Participaram do lançamento a Primeira Dama, Marlene Zaffalon, a Chefe de Gabinete, Mari Léia Basttiani, o presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, a coordenadora do Projeto Ester, Mara Pacheco, o palestrante da noite, o médico ginecologista, Dr. Marcelo Leone, a artesã e Influencer Digital, Daniele Salvador, a coordenadora do Sindimulher, Cerly Dal Santo e demais integrantes do grupo, lideranças políticas, representantes de entidades, imprensa e demais convidados.