Procissão e festa no Parcão homenageiam São Jorge e o orixá Ogum, no domingo

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Governança e Comunicação (SGCOM), em apoio ao Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Gravataí, que representa todas as casas de religião de matriz africana do município, participa das celebrações no Dia de São Jorge e do orixá Ogum, neste domingo, 23. A procissão terá início às 13h, saindo da Rua Telmo Silva, nº 5, no Bairro Itatiaia, passando pelo 17º BPM, pela sede da Prefeitura, no Centro, e chegando à Praça Juarez Vargas, no Parcão da 79.

Os festejos fazem parte do calendário oficial do município e reúnem os devotos do Santo Guerreiro, celebrado por diversas denominações religiosas, como os católicos, e também de Ogum, o orixá da guerra (Deus do ferro e do fogo). No Brasil, por conta do histórico de perseguição aos seguidores das religiões de matriz africana, muitas divindades cultuadas pelos escravos foram sincretizadas com santos da Igreja Católica – embora São Jorge não seja oficialmente reconhecido como santo.

Conforme o presidente do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Gravataí, Carlos Alberto de Borba, o objetivo do evento é criar um espaço de culto a São Jorge e a Ogum. “Milhares de devotos peregrinam às igrejas, aos terreiros de Umbanda e candomblé para reverenciar o seu santo protetor e pagar promessas, além das festas comemorativas em todo o Município”, ressalta o presidente. Após a procissão, haverá uma série de atividades durante a tarde no Parcão da 79.