Prefeitura de Gravataí vai apresentar na Expointer as potencialidades econômicas do município e a estratégia para atração de novos empreendimentos

Estande da Prefeitura ficará no Pavilhão Internacional, ao lado de representantes da Alemanha e Estados Unidos

default

A Prefeitura de Gravataí estará presente à 45ª edição da Expointer, maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, de 27 de agosto a 4 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio. Com estande (nº 20) localizado no Pavilhão Internacional – quadra 24 –, ao lado de representantes da Alemanha e Estados Unidos,  o objetivo é divulgar as potencialidades econômicas do município e sua estratégia para a atração de novos empreendimentos.

Primeiro lugar entre os municípios gaúchos com mais de 100 mil habitantes no eixo econômico da indústria, de acordo com o Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, elaborado pela Urban Systems, com exclusividade para a Revista EXAME, Gravataí chega à feira como uma das grandes potências econômicas do Estado. “Tenho dito por todos os lugares em que eu vou, Gravataí é a melhor cidade para se morar e investir, e é isso que queremos mostrar para os investidores da feira. O mundo precisa conhecer o tamanho e o potencial de Gravataí”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon.

Durante os nove dias de feira, em uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Smdet), a Prefeitura irá promover mesas de debate, com transmissão ao vivo pelo Facebook, reunindo secretários municipais e convidados. “A ideia é gerar um conteúdo de serviço, a partir dos relatos dos colegas secretários, sobre como o município está estruturado para acolher novos empreendedores, com foco sempre na geração de renda e emprego”, ressalta o secretário da Smdet, João Maria Lima de Campos.

Com localização privilegiada, servida por importantes rodovias, como a BR-290 e a ERS-118, dois acessos que ligam à BR-116, o município está entre a Serra e o Litoral e a 15 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho, o que o torna um dos mais competitivos do mercado de investimentos. “Estamos perto de tudo, temos uma legislação moderna e acreditamos no desenvolvimento da cidade, por meio da geração de empregos, e isso é o que nos torna uma cidade atrativa para os investidores”, observa Zaffalon.

Gravataí tem colecionado títulos quando o assunto é desburocratizar os processos de licenciamento. Em 2020, o Sebrae- RS premiou a Sala do Empreendedor de Gravataí com o Selo Bronze, e em 2021, a cidade ficou com o Selo Ouro, tendo como destaque o atendimento público. “Agora, com a chegada do Tudo Fácil Empresas, a tendência é de que nós venhamos somente a crescer”, reforça o secretário João Maria Campos. Hoje, em Gravataí, é possível abrir uma empresa em menos de 10 minutos, para atividades de baixo risco ambiental, de incêndio ou sanitário.

O que Gravataí oferece:

– Localização privilegiada: servida por importantes rodovias, como a BR-290 e a RS-118, que nos liga à BR-116, e entre a Serra e o Litoral;
– A 15 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho;
– A Prefeitura tem uma cultura para a recepção de novos empreendimentos;
– Agilidade na emissão de licenças e alvarás;
– Sala do Empreendedor;
– Tudo Fácil Empresas (alvará em até 10 minutos, para empresas de baixo risco ambiental, de incêndio ou sanitário).