Prefeitura de Gravataí promove capacitação para entidade do Projeto Hortas Comunitárias

Segunda edição da iniciativa está ocorrendo na Sociedade Espírita Paz e Luz, no bairro Morada do Vale I

O Projeto Hortas Comunitárias está de volta. Para garantir o sucesso dessa segunda edição, que está ocorrendo na Sociedade Espírita Paz e Luz, no bairro Morada do Vale I, a Prefeitura de Gravataí, por meio do Gabinete da Primeira-Dama, com o apoio de diversas secretarias, promoveu, nesta quinta-feira, 28, uma capacitação para os participantes do projeto. A primeira-dama Marlene Zaffalon, que é a idealizadora da atividade, vê na iniciativa uma forma de promover uma alimentação saudável e de baixo custo para as famílias. “A ideia é que as pessoas levem o que aprenderam para as suas casas e produzam alimentos de qualidade”, disse.

Durante a capacitação, foram repassadas diversas dicas de como cultivar a horta para que os alimentos tenham o devido desenvolvimento. Um importante alerta feito pelo extensionista rural Fabian del Valle, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), é que as plantas que serão consumidas não devem ser plantadas em garrafas PET, uma vez que este material apresenta BPA (livre de Bisfenol A), o que é prejudicial à saúde. Na oportunidade, o representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal, Eduardo Werpp, também mostrou para os membros da sociedade espírita formas de construção de uma composteira e meios de manter a horta sustentável. O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), Denner Gelinger, aproveitou a oportunidade para citar o papel do governo neste projeto. “Nós entramos com a capacitação, com o maquinário e com as primeiras mudas e, na sequência, a responsabilidade de cuidar e dar continuidade ao projeto fica com a entidade”, disse.

Para o vice-presidente da instituição, Ricardo Lizotte, essa é uma oportunidade que a casa vinha buscando. “Nós já tínhamos a ideia de implantar uma horta no terreno, mas ainda não sabíamos como iríamos iniciar. Agora, com toda essa capacitação e apoio da prefeitura, poderemos ir ainda mais longe”, disse. Ricardo ainda falou sobre a satisfação de participar da iniciativa. “Ficamos muito felizes por sermos escolhidos para receber o projeto, uma vez que entendemos que nossos objetivos são paralelos aos do governo, tendo em vista que aqui nós buscamos oferecer saúde, educação e capacitação para a comunidade”, comentou Ricardo. O vice-presidente ainda destacou que os integrantes iniciarão com os plantios, mas que o intuito é que a comunidade se envolva no processo.

Também participaram da reunião, a chefe de gabinete do prefeito Mari Léia Bastiani, o secretário municipal de Governança e Comunicação Social, Airton Leal, e representantes das secretarias participantes.