Prefeitura de Gravataí promove ações diárias de combate ao mosquito da dengue

Atividades são realizadas em diversos bairros do município; confira medidas de prevenção aos focos

Com o objetivo de controlar a proliferação e identificar os focos do Aedes aegypti, a Prefeitura de Gravataí tem promovido ações diárias de combate ao mosquito da dengue em diversos bairros do município. Entre elas, estão os fumacês (aplicação de veneno) e o trabalho de agentes de combate a endemias em disponibilizar orientações à população sobre os riscos da procriação do vetor.

“Nossas equipes realizam trabalho permanente de combate ao Aedes aegypti, além de atender às denúncias. Reforçamos que é muito importante que as pessoas façam a sua parte, não deixando água parada, bem como seguindo todas as recomendações preventivas”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca. O titular da pasta alerta que, em caso de sintomas da doença, os gravataienses procurem uma unidade de saúde mais próxima para os devidos cuidados.

As ações de combate ao transmissor da dengue são feitas por equipes do Núcleo de Vigilância dos Riscos e Agravos Ambientais Biológicos, ligado à Vigilância em Saúde (Viemsa). As áreas estratégicas dos bairros são realizadas em torno dos casos suspeitos /confirmados – até então, Gravataí confirmou sete casos da doença. Semanalmente, a prefeitura divulgará boletins epidemiológicos referentes à dengue.

Também fazem parte das medidas preventivas as visitas domiciliares e em pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias, floriculturas, ferros-velhos e depósitos de material de construção, além do atendimento às denúncias.  Para eliminar a proliferação do mosquito, é fundamental a eliminação dos criadouros. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lembra que é essencial a colaboração de cada morador para que o vetor da dengue seja contido, fazendo com que a localidade esteja resguardada da doença.

Como eliminar focos do mosquito transmissor da dengue:
– Mantenha a caixa d’água bem fechada;
– Encha os pratos de vasos de plantas com areia;
– Guarde pneus em locais cobertos;
– Mantenha a lixeira bem fechada e descarte o lixo corretamente;
– Remova folhas e objetos das calhas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.

Sintomas da doença (caso apresente alguns destes sintomas, procure uma unidade de saúde mais próxima):

– Dor de cabeça;
– Febre alta;
– Dores musculares e nas articulações;
– Manchas vermelhas na pele;
– Dor atrás dos olhos;
– Náuseas e dores abdominais;
– Em casos mais graves, pode haver hemorragia e perda de líquido.