Prefeitura de Gravataí organiza ações de promoção à saúde mental alusivas ao Janeiro Branco

Quatro unidades de saúde terão atividades disponíveis, sempre às quartas-feiras

Por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Gravataí promove ações em alusão ao Janeiro Branco, campanha que busca chamar a atenção para a prevenção e para os cuidados com a saúde mental. Nas próximas quartas-feiras, nos dias 4, 11, 18 e 25, praticantes de técnicas integrativas organizarão atividades em quatro unidades de saúde com temas ligados a recursos terapêuticos, como biodança, auriculoterapia, reiki e meditação. As atividades a serem desenvolvidas serão agendadas nos próprios serviços e de acordo com a disponibilidade da oferta.

A campanha conta com o apoio dos Terapeutas Voluntários do Projeto PICs em Movimento. Nesta quarta-feira, 4, a Unidade de Saúde da Família (USF) São Vicente contará com biodança e reflexologia pela manhã e auriculoterapia e meditação à tarde. As práticas estão entre as 29 Práticas Integrativas e Complementares (PICs) reconhecidas pelo SUS como atividades que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

“Em 2023, proporcionaremos diversas ações de prevenção e promoção à saúde. A participação de voluntários será importantíssima, promovendo a integração desses e dos profissionais da rede com as nossas comunidades”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Ao longo do mês, as unidades de saúde Cohab C, Neópolis e Parque dos Eucaliptos também farão atividades acerca do tema do bem-estar das pessoas. De acordo com a SMS, os benefícios do tratamento integrado entre a medicina convencional e práticas integrativas e complementares são importantes aliados na promoção global do cuidado humano.

PICs

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usados como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

Ao todo, 29 atividades são reconhecidas pelo SUS como sendo de questões relacionais e integrais consigo mesmo e com as pessoas ao redor. Além disso, a prefeitura reitera a necessidade de se abordar o assunto e, para isso, mantém grupos constantes de saúde mental para munícipes, nas unidades de saúde. São grupos – compostos por profissionais da saúde, população e familiares – que discutem temas diversos, criando uma grande rede de apoio único e multidisciplinar.

Confira horários e locais onde serão feitas ações ao longo do mês:

– USF São Vicente – 4 de janeiro
Atividades: biodança e reflexologia (manhã) e auriculoterapia e meditação (tarde)

– UBS Cohab C – 11 de janeiro
Atividades: biodança e auriculoterapia (manhã) e reiki e meditação (tarde)

– USF Neópolis – 18 de janeiro
Atividades: auriculoterapia e reflexologia (manhã) e aromaterapia e reiki (tarde)

– USF Parque dos Eucaliptos – 25 de janeiro
Atividades: biodança e auriculoterapia (manhã) e reiki e meditação (tarde)