Prefeitura de Gravataí inicia a distribuição de telhas para famílias atingidas pela tempestade

Primeiro bairro a receber o auxílio foi o Rincão da Madalena, região que teve cerca de 500 pessoas afetadas

A Prefeitura de Gravataí iniciou, nesta quarta-feira, 17, a entrega de telhas para as famílias que tiveram os telhados danificados, após o temporal que atingiu o município na última segunda-feira, 15. A comunidade do Rincão da Madalena, região que teve cerca de 500 pessoas afetadas, foi a primeira a receber as telhas.

De acordo com a Defesa Civil do município, até esta quarta-feira, 17, mais de 300 famílias já haviam recebido lonas e 200 telhas haviam sido distribuídas. “A partir do levantamento feito por meio da distribuição de lonas, nós conseguimos identificar as casas e iniciar a entrega de telhas”, lembrou o coordenador Paulo Roberto.

Na busca por identificar as reais necessidades urgentes da comunidade, as entregas foram acompanhadas por uma assistente social que, no momento da distribuição, preencheu um cadastro dos moradores para futuras ações. Durante a tarde, também houve a distribuição de roupas para a comunidade do Beco União, que fica dentro do Rincão da Madalena.

A família da Raquel Nunes foi a primeira a receber as telhas. Com nove filhos e cuidadora da sogra, que encontra-se acamada, Raquel relembrou o momento do evento. “Foi muito triste, uma tragédia. Meus filhos ficaram apavorados. Tudo molhou, berço, camas, roupas, tudo”, recordou Raquel.
Sobre o recebimento da lona e, agora, das telhas, a dona de casa disse que assim que as lonas chegaram seu marido já iniciou a colocação, devido a ameaça de uma nova tempestade. “Logo, ele já irá colocar as telhas e nós podemos ficar mais seguros dentro de casa”, complementou.

Na tarde desta quarta-feira, a Defesa Civil de Gravataí, com base na previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta para o risco de uma nova tempestade, na noite desta quarta-feira, 17, especialmente, a partir das 21h, estendendo-se até o meio-dia, desta quinta-feira (18). A possibilidade é de chuva entre 30 e 70 milímetros, com ventos de até 70 km/h e eventual queda de granizo.