Prefeitura de Gravataí entrega primeiras carteiras de identificação a pessoas com fibromialgia

O prefeito em exercício Dr. Levi Melo entregou na tarde desta sexta-feira, 19, as primeiras carteiras de identificação a pessoas com fibromialgia no município. A medida vai ao encontro das medidas adotadas pelo governo municipal acerca da temática, como atividades de conscientização sobre a doença, e visa garantir atendimento preferencial a fibromiálgicos em órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas localizadas em Gravataí.

“Sintam-se abraçados. Essa é mais uma medida do governo municipal que busca levar qualidade de vida à nossa população. Essa carteirinha representa um símbolo, mas o mais importante é continuarmos evoluindo nos atendimentos prestados aos munícipes”, destacou Levi. A fibromialgia é caracterizada como uma doença crônica multifatorial que causa dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões.

Neste ano, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem investido fortemente na educação permanente, com o fortalecimento de ações de promoção à saúde. Em relação à fibromialgia, o município promoveu o Fevereiro Roxo, campanha alusiva à doença, com oferta de terapias integrativas e complementares (PICs), por exemplo. Além disso, na última sexta-feira, 12, foi organizada uma capacitação a servidores da rede municipal de saúde com o intuito de orientar e esclarecer tópicos para o melhor atendimento a pessoas com fibromialgia nos serviços de saúde.

“Sempre buscamos evoluir em todas as pautas, e esta é mais uma. Cuidamos de todas as doenças e estamos atentos a elas, de modo a construir pautas sólidas e permanentes na nossa rede, sempre na direção de proporcionar o melhor atendimento ao cidadão”, salientou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Critérios e fluxos para a expedição da carteira de identificação:

I – O requerente deverá fazer a solicitação da Carteira de Identificação via protocolo, acompanhado de laudo médico com indicação do CID, documento de identidade, número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e comprovante de endereço de Gravataí;

II – A Carteira de Identificação deverá conter, no mínimo, as seguintes informações: nome completo do portador, CPF, número do cartão nacional de saúde, data de emissão e número do protocolo de solicitação;

III – É responsabilidade do requerente acompanhar o processo por meio de consulta de protocolo pelo Portal do Cidadão;

IV – A Carteira de Identificação será retirada na sede da Secretaria Municipal da Saúde, mediante apresentação do protocolo e documento de identidade.