Prefeitura de Gravataí entrega novas salas na Emef Nova Conquista e amplia capacidade para 1.029 alunos

“Um novo tempo para a Educação no Rincão da Madalena.” A frase é do senhor Armando da Silva, avô de dois alunos e morador do bairro há 35 anos, descrevendo a ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Conquista entregue na manhã desta quarta-feira, 19, pelo prefeito Luiz Zaffalon. Com a construção de cinco salas de aula em sistema modular, a Emef aumentou a capacidade de atendimento em 320 alunos, saindo dos 709 para 1.029 estudantes atendidos dentro da comunidade.

“É preciso pensar formas de otimizar o tempo e fazer diferente. Pensando nisso, trouxemos para Gravataí um novo modelo de construção que nos permite ter salas de aula tecnológicas e confortáveis, em pouco tempo”, afirmou o prefeito. “Se toda essa estrutura fosse construída no modelo convencional, possivelmente, ainda estaríamos nas vigas, mas hoje já está entregue e sendo ocupada pelos nossos estudantes”, acrescentou Zaffalon.

Provando a agilidade deste tipo de construção, dois meses após a chegada das primeiras salas (fevereiro de 2023), já foi possível ter a obra por completo. A necessidade da ampliação foi lembrada pela secretária da Educação Fernanda Fraga, que destacou o crescimento populacional da região e, com isso, a necessidade da ampliação de vagas.

Além da agilidade na construção, a segurança, o conforto e a modernidade nas salas de aula foram evidenciados pela diretora da escola, Mara Narciso. “Deixo aqui o meu agradecimento ao governo municipal por preocupar-se com a Educação, estendido às equipes da prefeitura e, principalmente, à equipe da escola que superou todas as dificuldades e hoje pode desfrutar dessas salas adequadas e dignas, cuidado este que podemos perceber desde a torneira com temporizador até o piso de porcelanato”, destacou a diretora.

Durante a cerimônia de inauguração, o orgulho tomou conta de toda a comunidade escolar presente. Para o seu Armando, que já viu nove filhos saírem da escola formados e participa ativamente da vida de dois netos que são alunos da Emef, o sentimento era de alegria e gratidão. “Moro há 35 anos no Rincão, nunca imaginei que essa escola chegaria nesse nível e agora chegou. É uma alegria para os pais e mães e também para os avós como eu”, disse, emocionado, ao lado dos netos Samara e Felipe.