A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU), iniciou os preparativos para a Festa do Divino Espírito Santo de 2024. Na última sexta-feira foram feitas as demarcações dos espaços onde ficaram as bandeirolas, no Centro da cidade. As bandeiras indicam o caminho por onde passará a procissão do Divino.
A Festa ocorre entre os dias 15 e 19 de maio, na Paróquia Nossa Senhora dos Anjos, com o lema “Vós sois todos irmãos”. O tríduo ocorre entre os dias 15 e 17 de maio, às 19h. A missa e a procissão serão no dia 19 de maio, às 10h, com almoço festivo às 12h no Salão Paroquial.
A promoção do evento é por conta da Prefeitura de Gravataí, Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) e da Paróquia Nossa Senhora dos Anjos.
“A Festa do Divino oportuniza momentos de integração, união em torno da fé, da devoção e também da preservação dos costumes da nossa tradição à comunidade. Essas manifestações culturais fortalecem o sentimento de pertencimento da sociedade”, comentou Angela Fonseca, uma das apoiadoras do movimento festivo.
Sobre a Festa do Divino
A celebração é uma das mais antigas e difundidas tradições do catolicismo popular brasileiro. A origem dos festejos está ligada à data de Pentecostes, celebrada cinquenta dias depois da Páscoa.
Organizada a partir de festejos religiosos, possui diversos momentos de tradição, cultura e de folclore. A Festa do Divino Espírito Santo em Gravataí, como em tantos outros lugares, se consolidou devido às raízes açorianas.
A Prefeitura de Gravataí, a Paróquia Nossa Senhora dos Anjos, a comunidade e a Casa dos Açores, reconhecendo a importância da açorianidade do município, é motivada a cada ano, para a realização dos festejos num esforço para criar um clima espiritual, festivo e de integração.
Na data, celebra-se a grande e tradicional Festa do Divino Espírito Santo com momentos de graça, devoção, tradição e fraternidade. O mastro é levantado, são divulgados os festejos enquanto que as visitas das bandeiras são abençoadas. As medalhinhas e fitas com pedidos dos fieis são expressões da tradição festiva.
Cronograma de realização
15/5 – Quarta-feira às 19h
Tema: O Divino Espírito Santo faz a igreja nascer pregador
Pe. Adilson Corrêa da Fonseca (Vigário Episcopal de Guaíba). Após a missa, atividade no Salão Paroquial – canja/sopão e visita da comissão Festeira da cidade de Santo Antônio;
16/5 – Quinta-feira às 19h
Tema: O Divino Espírito Santo faz a igreja crescer pregador
Pe. Luiz Carlos Coelho (Pároco de Nossa Senhora da Saúde de Alvorada). Após a missa, atividade no Salão Paroquial – carreteiro, apresentação do Coral Carlos Bina e visita da Comissão Festeira da cidade de Osório;
17/5 – Sexta-feira às 19h
Tema: O Divino Espírito Santo faz a igreja caminhar para ser fiel à boa nova
Pregador: Dom Juarez Albino Destro (Bispo auxiliar de Porto Alegre). Após a missa, atividade no Salão Paroquial – Bingo com pasteis e Noite Cultural na Casa dos Açores (Caergs) – Avenida Adolfo Inácio Barcelos, 938 – Centro;
19/05: – Domingo
Tema: Anunciamos a vida fraterna do Divino Espírito Santo em nossa querida cidade Gravataí
Pregador: Pe. Léo Hastenteufel (Pároco Local) 10h – Missa festiva seguida de procissão às 12h30 e almoço de Confraternização no Salão Paroquial.