Prefeito Luiz Zaffalon entrega nova Unidade de Saúde da Família Morada do Vale: “A cidade merece isso”

É a terceira das dez unidades de saúde que serão entregues pela Prefeitura de Gravataí até o final deste ano

Fotos: Tiago Cechinel

Um novo paradigma está sendo escrito na saúde pública de Gravataí. Em solenidade realizada nesta quarta-feira, 7, o prefeito Luiz Zaffalon entregou a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Morada do Vale, terceira das dez unidades de saúde que serão entregues pela Prefeitura de Gravataí até o final deste ano. Com o novo espaço, que já inicia os atendimentos amanhã e conta com horário de funcionamento das 7h às 22h, a região terá 100% de cobertura assistencial na área da saúde.

“Uma gestão de qualidade séria e responsável se faz assim, com entregas e melhorias em todas as áreas. Estamos fazendo por Gravataí o que nunca foi feito. A cidade merece isso, e essa entrega na área vem ao encontro do que realizamos, permitindo dignidade e melhora na qualidade de vida tanto aos profissionais de saúde que prestam os atendimentos quanto à população que acessa os serviços de saúde”, enfatizou o prefeito Luiz Zaffalon.

As recentes melhorias e entregas em áreas como educação, infraestrutura e assistência social, bem como a reconstrução da cidade após o temporal do último janeiro, também foram citadas pelo gestor municipal como exemplos de políticas públicas da Prefeitura de Gravataí direcionadas àqueles que mais precisam. Somente com a construção de novas unidades de saúde, a Prefeitura de Gravataí vai investir cerca de R$ 50 milhões.

“Saúde é prioridade no nosso governo. Prova disso são os crescentes investimentos na área. Hoje é um dia histórico para Gravataí, especialmente para a Morada do Vale. Desde o início do nosso governo, sabíamos dessa necessidade de termos estruturas de qualidade na atenção básica”, destacou o vice-prefeito, Dr. Levi Melo. “Com as demandas atendidas nas nossas unidades de saúde, conseguimos desafogar os atendimentos muitas vezes direcionados às UPAs e ao Hospital Dom João Becker”, completou.

As melhorias possibilitadas com a nova USF Morada do Vale – tais como o acolhimento e o agendamento de consultas sendo feito diretamente na unidade, sem a necessidade de marcação por teleagendamento – foram citados pelo secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, como importantes avanços para a rede pública de saúde na região. “Melhoramos e qualificamos os atendimentos em saúde em todas as áreas, desde a atenção básica até a atenção hospitalar. Nos orgulha muito poder entregar espaços como esse à população”, apontou.

O presidente da Câmara Municipal de Gravataí, vereador Alex Peixe, lembrou da importância do Legislativo para o avanço das pautas do Executivo. “É a terceira unidade de saúde entregue, o que contribui muito para toda a população”, disse o mandatário sobre a nova unidade, que conta com um amplo espaço de saúde destinado à comunidade e que atenderá toda a Morada do Vale III e parte da Morada do Vale I.

Com forte presença de moradores da região das Moradas do Vale, a inauguração também contou com uma programação ampla de atividades, com ações de saúde, brinquedos infláveis para as crianças, doação de mudas de plantas e apresentações artísticas, como o CTG Chaleira Preta e a escola de samba Acadêmicos de Gravataí, que animaram o espaço e levaram muita cultura e música aos presentes.

Também estiveram presentes durante a inauguração da nova USF Morada do Vale secretários municipais; servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS); os vereadores Bombeiro Batista, Clebes Mendes, Fábio Ávila, Márcia Becker e Áureo Tedesco; a presidente da Associação da Morada do Vale I (Amoval), Sandra Maria Palha; e a presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIGRA) de Gravataí, Graziella Sanco.

Sobre a nova USF Morada do Vale

Localizada na Avenida Anita Garibaldi, 919, no bairro Morada do Vale I, a nova USF Morada do Vale conta com uma ampla estrutura de saúde. No espaço, há dez consultórios para atendimentos (oito consultórios para atendimento médico e de enfermagem e dois consultórios odontológicos), bem como salas de vacina, de curativos, de inalação e de triagem e procedimentos. A unidade ainda possui uma sala específica para grupos de educação em saúde, além de espaços administrativos. Gravataí passa a contar, assim, com mais um local com atendimentos à população, chegando a 30 unidades de saúde em todo o município.

Neste primeiro momento, quatro equipes de Saúde da Família – compostas, cada uma, por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde –  e uma equipe de Saúde Bucal, formada por dentista e auxiliar e/ou técnico de saúde bucal, prestarão os atendimentos à população. Com isso, os pacientes têm acesso a consultas médicas e de enfermagem para os diversos ciclos de vida, incluindo gestantes, crianças, adultos jovens e idosos, assim como atendimentos em saúde bucal.

O horário de funcionamento será das 7h às 22h, sem fechar ao meio-dia. À noite, das 18h às 22h, o local também contará com uma equipe de Atenção Primária (eAP) noturna, com médico, enfermeiro e auxiliar e/ou técnico de enfermagem. O agendamento para consulta médica noturna ocorrerá por meio de acolhimento de demanda espontânea dos pacientes da região, sem a necessidade de marcação por teleagendamento.

Além disso, a exemplo das outras USFs do município, há procedimentos como curativos, aplicação de medicações, imunizações, realização de testes de gravidez, atendimentos domiciliares e atividades de prevenção e promoção à saúde. Com investimento de quase R$ 2,8 milhões, custeados pela Prefeitura de Gravataí, a unidade de saúde tem capacidade para atender um território de abrangência de até 16 mil pessoas.

UBS Morada do Vale I será USF Morada do Vale I

Além da nova unidade, também há avanços para a atual Unidade Básica de Saúde (UBS) Morada do Vale I. O local terá, já a partir desta quinta-feira, 8, a estratégia de saúde da família, passando a ser Unidade de Saúde da Família (USF) Morada do Vale I. Com a ampliação da eSF na Morada do Vale I, a unidade disporá de equipes multidisciplinares, que garantem melhor acompanhamento e maior proximidade junto aos usuários.

Além disso, a nova composição permitirá serviços como atendimentos domiciliares, ações de prevenção e promoção à saúde e busca ativa de crianças com vacinas em atraso, por exemplo. Assim como a USF Morada do Vale, o agendamento de consultas será feito por demanda espontânea diretamente na unidade, sem a necessidade de marcação por teleagendamento.

Contando as quatro unidades de saúde na região das Moradas (USFs Morada do Vale, Morada do Vale I, Morada do Vale II e Águas Claras), serão doze equipes de Saúde da Família, com capacidade para atender um território de até 48 mil pessoas. Além disso, há a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Moisés Eli Magrisso, também localizada na região e que possui atendimentos de urgência e emergência.

Confira a área de atendimento de cada serviço de saúde na região das Moradas

USF Morada do Vale – Atenderá a Morada do Vale I e III;

USF Morada do Vale I – Atende a Morada do Vale I;

USF Morada do Vale II – Atende a Morada do Vale II;

USF Águas Claras – Atende a região das Águas Claras;

UPA das Moradas – aberta 24h por dia, sete dias por semana. Atende qualquer pessoa que necessite de serviço de urgência e emergência.

Entregas de unidades de saúde

No ano passado, a Prefeitura de Gravataí entregou duas novas unidades de saúde: USFs Itatiaia (entregue em julho) e Granville (inaugurada em setembro). Além da USF Morada do Vale, outras sete unidades de saúde serão entregues à população ainda neste ano: Érico Veríssimo, Vila Branca, Cohab B, Nova Conquista, Aristides D’ávila, Barro Vermelho e Complexo Municipal de Saúde Dr. Issao Ymamy (que engloba a UBS Centro e a Farmácia Municipal). Além disso, há a reforma da unidade de saúde Parque dos Anjos.

A iniciativa é fruto do Qualifica Atenção Primária, programa do governo municipal que cuida da atenção primária à saúde, responsável pela principal porta de entrada dos usuários aos serviços de saúde. Todas as entregas objetivam qualificar estruturalmente os espaços, beneficiando tanto os pacientes atendidos quanto os profissionais de saúde responsáveis pelos atendimentos.