Participantes do projeto piloto Hortas Comunitárias dão início ao plantio

Ação foi acompanhada pela primeira-dama Marlene Zaffalon

Crédito: Carol Barcelos/PMG

Nesta terça-feira, 30, foi a vez de os integrantes da Associação de Moradores do Bairro Parque dos Eucaliptos (AMPE), que recebeu o projeto piloto Hortas Comunitárias, darem início ao plantio. O projeto, que é uma iniciativa da Prefeitura de Gravataí, por meio do Gabinete da Primeira-Dama em parceria com as secretarias municipais, promoveu, ao longo dos últimos meses, capacitações para os moradores.

Simpatizante das técnicas agrícolas, a primeira-dama Marlene Zaffalon acompanhou a ação e destacou: “como é bom ver a comunidade engajada para tornar a horta uma realidade”. Nos canteiros, os moradores plantavam, com o auxílio dos servidores da prefeitura, mudas de alface, beterraba, alecrim, entre outras espécies nativas. No entorno, o plantio de mudas de árvores frutíferas, fornecidas pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), tornaram o espaço ainda mais arborizado.

A AMPE é a primeira associação a receber o projeto. De acordo com a primeira-dama Marlene Zaffalon, a ideia é expandir para outras associações e até mesmo escolas que estejam dispostas a receber e se engajar no cultivo dos alimentos. O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Denner Gelinger, que também acompanhou a tarde de plantio, destacou a importância da participação da comunidade, que, a partir de agora, será a responsável pelo bom andamento da horta. “Seguiremos monitorando e auxiliando para o bom andamento do projeto. No entanto, a manutenção fica, agora, a cargo dos associados”, disse.

Além da primeira-dama Marlene Zaffalon e do secretário Denner Gelinger, também estiveram auxiliando a comunidade no plantio, a chefe de gabinete Mari Léia Bastiani, o secretário municipal de Governança e Comunicação Social, Airton Leal, e os servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e das secretarias municipais participantes.