Novos passos para Igor* e seus irmãos; a emocionante história de mobilização e entrega dos calçados para jovens e crianças atendidos pela LBV

Há dois anos, Igor*, 10 anos, morador de Gravataí, usava sua velha e amiga chuteira para sair, para ir à escola, para jogar uma partida de futebol. Esse era o único par de sapatos que possuía. Pelo tempo de uso, sua fiel companheira ficou com buracos, o que começou a impedi-lo de seguir com os seus estudos e suas atividades em dias de muito frio e de chuva.

Um dia, Igor* e seus três irmãos, de 6, 8 e 9 anos, que são atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV) em Glorinha/RS, voltaram mais felizes para casa. Eles haviam recebido um presente, bem como a atenção e o cuidado, de pessoas de Boa Vontade que se compadeceram da situação e doaram calçados novos.

Visando melhorar a qualidade de vida e prestar o auxílio humanitário às crianças atendidas, a LBV preparou com muito carinho uma sala repleta de “vitrines” com sapatos de todos os tamanhos, fazendo com que eles se sentissem acolhidos ao ter a oportunidade de escolher seu novo calçado.

“Eu amei muito esse presente que ganhei, porque eu só tinha um par [de sapatos], mas ele era maior (que meu número) e estava estragado. Ganhei um tênis bem lindo, escolhi um colorido, e ele é do meu tamanho certinho. Quando chegar em casa, vou mostrar para minha mãe, e ela vai ficar muito feliz. Muito obrigada! A gente agradece muito”, revelou Vanessa, de 10 anos.

Durante a ocasião especial, os quatro irmãos tiveram a oportunidade de escolher um par de tênis novo, e a alegria foi imensa. “Meu calçado antigo estava meio ruim, tinha há dois anos uma chuteira. Fiquei feliz de ver todos os calçados e escolhi o que mais gostei. Obrigado, LBV”, comentou Igor, 10 anos.

Vindas de uma família humilde que valoriza tudo que tem, as crianças têm a referência de sua mãe, Cida. Com 28 anos, a genitora cuida de seus seis filhos e mantém seu domicílio com uma renda de R$ 400 provenientes do governo. Sua condição social não a impede de permanecer com uma alegria que contagia quem chega em sua moradia. Enquanto ela ajuda a cuidar do lar, seu marido trabalha no mercado informal, conforme a demanda, e às vezes ele trabalha com reciclagem, serviços gerais ou até mesmo limpeza de pátios.

A mãe, ao saber da ação realizada pela LBV e que seus filhos haviam sido presenteados, também deixou seu sincero agradecimento. “Os calçados estavam furados e gastos, estavam molhando os pezinhos. Pra ir para a escola, antes só tinham um para usar, agora eles têm dois. A LBV fez o Bem para a gente ao doar os calçados novos para eles. Agradeço de coração a todos que contribuíram”, disse.

Os oito membros da família vivem em uma residência que possui apenas um cômodo. Por conta da condição socioeconômica, a família constantemente tem o desafio de manter a comida no prato, assim como de estar aquecida no frio. “No primeiro atendimento, identificamos que a realidade social da família era muito precária, pois passa pela situação de vulnerabilidade extrema, isto é, há ausência de renda, o que ocasiona a insegurança alimentar. Se não tiver comida, não se alimenta”, revelou Adriana Brasilino, assistente social da LBV que acompanha a família.

Inclusive, Adriana complementa dizendo que “a família está buscando seus direitos e aceita as contribuições que a Instituição oferece para a melhora da qualidade de vida. E este é o nosso diferencial: a LBV trabalha para auxiliar as famílias atendidas, ajudando-as a sair da situação de vulnerabilidade e risco social”.

ssa é uma das muitas histórias que as equipes da LBV acompanham em suas unidades por todo Brasil. Dessa forma, a Entidade agradece aos amigos de Boa Vontade que ajudaram nessa mobilização solidária em favor dos que mais precisam. Nosso muito obrigado a todos colaboradores, doadores e parceiros que ajudam diariamente a melhorar a condição de vida de centenas de crianças acompanhadas na unidade.

* Todos os nomes citados são fictícios para preservar a identidade dos atendidos pela LBV.