Modelo de ecoponto de Gravataí é destaque no Seminário de Imersão para a Sustentabilidade

Evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeirinha e transmitido pelo YouTube

Representando a Prefeitura de Gravataí, o titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), Paulo Garcia, participou do primeiro Seminário de Imersão para a Sustentabilidade. O evento, que ocorreu, na tarde desta segunda-feira, 25, na Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeirinha, faz parte da Semana Lixo Zero, que tem como objetivo repensar o descarte de resíduos das grandes cidades. Um dos destaques do seminário foram os ecopontos de Gravataí, que se tornaram um modelo a ser seguido no Estado.

Durante o evento, foi falado sobre a estrutura e, principalmente, sobre a gestão realizadas nos ecopontos de Gravataí, pontos que são o diferencial para o sucesso da ação. Paulo Garcia lembrou que o ecoponto é um espaço criado para servir a população e onde uma pessoa que não tem condição de contratar um contêiner possa dar o destino apropriado para o seu resíduo. “Essa é uma ideia que a gestão da nossa cidade vem buscando desde o seu início, a conscientização da nossa comunidade sobre a limpeza urbana, o que vem tornando Gravataí, uma das cidades mais limpas da Região Metropolitana”, disse o secretário.

Reconhecimento do trabalho

Os ecopontos de Gravataí viraram referência no Rio Grande do Sul e chamaram a atenção de representantes de diversos municípios que vieram visitar o modelo na cidade, entre eles, Marau, Triunfo e Alvorada. Atualmente, três ecopontos estão em funcionamento, mas a meta, durante a gestão do prefeito Luiz Zaffalon, é chegar a dez estruturas.

Os três ecopontos funcionam das 8h até as 17h da tarde, nas seguintes localizações: 

Ecoponto Ciprestes, localizado na Rua Cipreste, 180, no bairro Castelo Branco.

Ecoponto Princesa Isabel, localizado na Rua Jorge Tadeu, s/nº, no bairro Cruzeiro.

Ecoponto Barnabé, localizado na Avenida Barnabé, 1501, no bairro Parque dos Eucaliptos.