Milhares de pessoas prestigiam evento em homenagem a Ogum em Gravataí; veja como foi

O prefeito Luiz Zaffalon, a primeira-dama Marlene Zaffalon e o vice-prefeito Dr. Levi Melo estiveram presentes à chegada, ao Parcão de Gravataí, da carreata em homenagem ao orixá Ogum, que ocorreu no último domingo, 24. O evento, que reuniu cerca de 1.500 pessoas, está presente, por lei, no calendário do município desde 2018, mas estava paralisado desde 2020, devido às restrições da pandemia da covid-19.

Sincretizado com São Jorge, Ogum também tem seu dia comemorado em 23 de abril. O sincretismo entre o santo católico e o orixá teve início quando os africanos chegaram ao Brasil. Filho de Iemanjá e irmão de Exu e Oxóssi, o orixá guerreiro, segundo estudos sobre o Batuque, não abandona suas causas e não foge do campo de batalha.

Em discurso, o prefeito relatou a felicidade em poder retomar os eventos com grande público. “A praça está lotada de gente. A vida plena está de volta”, destacou. Segundo o presidente do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Gravataí (CMPTG), Luís Fernando Hrymalak, ao todo, 50 veículos acompanharam a carreata.

O cortejo em homenagem a Ogum – divindade cultuada pelas religiões de matriz africana e que sincretiza com São Jorge, o Santo Guerreiro – partiu do pórtico de entrada da cidade, na Parada 61, às 16h, e percorreu a Avenida Dorival Cândido de Oliveira até o Parcão da 79, em um ato solene. No local, foram montados estandes com atividades referentes ao tema.

“A festa é aberta ao público em geral e a todos os simpatizantes, independentemente da fé. Vale ressaltar que a administração municipal sempre se mostrou aberta aos eventos comunitários, solidificando a cultura popular no município. Uma destas iniciativas foi a criação do CMPTG”, destacou Luís Fernando.