Mais um dia histórico para a saúde de Gravataí: começa a obra da nova emergência SUS do Hospital Dom João Becker

Espaço, que triplicará de tamanho, será construído no local onde ficava o Hospital de Campanha

Douglas Rosa/PMG

Três de novembro de 2021: mais um dia histórico para a saúde de Gravataí. No final da manhã, foi dado início à obra da Nova Emergência SUS, do Hospital Dom João Becker (HDJB). A iniciativa, conduzida pela Santa Casa de Misericórdia, mantenedora da casa de saúde, só foi possível graças a parceria da Prefeitura de Gravataí, Câmara de Vereadores e deputados estaduais e federais, que realizaram repasses.

No ato, estava presente o prefeito Luiz Zaffalon, representantes da direção da Santa Casa e da Mantenedora, e demais autoridades políticas, empresariais e da sociedade civil. A previsão de entrega é de doze meses, sendo que, ao final da construção, o setor de urgência do Hospital Dom João Becker irá triplicar a área física.

“Este é um dia de vitória e alegria para a nossa comunidade. Quando o nosso grupo político, por meio do ex-prefeito Marco Alba, trouxe a Santa Casa para administrar o nosso hospital, tínhamos a certeza de que mudaríamos para melhor as condições de atendimento da nossa população e essa obra da nova emergência, assim como, a nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva), são exemplos do nosso compromisso com a saúde dos gravataienses”, disse Zaffa.

O prefeito lembrou ainda que uma legislação específica está sendo criada pelo executivo municipal, para que qualquer cidadão possa direcionar o pagamento dos seus impostos para obras na área da saúde, como é o caso da nova emergência do hospital. “Vamos unir esforços com a sociedade para que tenhamos um hospital com o tamanho que Gravataí precisa. Tenho certeza de que muitos apoiarão essa iniciativa, destinando a antecipação do seu IPTU, por exemplo, para a obra da nova emergência”, comentou.

A estrutura irá passar dos atuais 405 metros quadrados para 1.240 metros quadrados e dos nove para 24 leitos, além de ampliar a quantidade de poltronas para aplicação de medicamentos (de seis para 13 unidades) e criar salas de apoio assistencial. Para o diretor-geral da Santa Casa de Misericórdia, Júlio Matos, a Nova Emergência SUS do Dom João Becker é um marco para a Santa Casa e para o município de Gravataí. “De nossa parte, vemos mais uma etapa de consolidação do projeto que fará do Hospital Becker uma referência na cidade e na região, verdadeiramente, ampliando e qualificando os processos assistenciais para toda a população, em especial, aos usuários do Sistema Único de Saúde”, comentou.

Júlio Matos, também, agradeceu aos, determinantes, apoios da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal de Gravataí, assim como do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e de parlamentares da Bancada Federal Gaúcha. “Uma soma de esforços que mudará o patamar da saúde do município de Gravataí.”