Mais de cem mulheres são atendidas no primeiro fim de semana de atividades do Março Lilás

Três unidades de saúde promoveram ações ao público feminino, como coleta de preventivo e solicitação de mamografias

No primeiro fim de semana de atividades do Março Lilás, mais de cem mulheres receberam atendimentos de prevenção ao câncer do colo do útero. No último sábado, 4, as unidades de saúde Granville, Itacolomi e Vera Cruz promoveram diversas ações ao público feminino, como coleta de preventivo, solicitação de mamografias, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e práticas integrativas e complementares.

“As ações de prevenção ocorrem o ano todo, mas o mês de março é um período de atenção especial à saúde das mulheres. O objetivo principal é conscientizar sobre a prevenção e o combate ao câncer do colo do útero. A equipe está de parabéns pelo empenho, e a comunidade por comparecer para seu cuidado”, destacou Bianca Belmonte, coordenadora da Unidade de Saúde da Família (USF) Itacolomi, onde 30 mulheres foram atendidas.

No posto, além da coleta de citopatológico, da solicitação de mamografias e dos testes rápidos, foram realizados cadastros domiciliares, consulta odontológica e sala de espera – nesta, uma técnica de enfermagem e uma agente comunitária de saúde fizeram uma fala educativa com temas relacionados à saúde da mulher.

Na USF Granville, por sua vez, cerca de 50 mulheres procuraram a unidade para as atividades. Em parceria com terapeutas voluntários do Projeto PICs em Movimento, a unidade também ofertou práticas integrativas e complementares, tratamentos que utilizam recursos terapêuticos voltados para a prevenção de doenças. Por fim, ao menos 26 mulheres buscaram atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vera Cruz.

Além disso, ocorreu a oficina “Mulheres em Foco” no CAPS AD, nesta segunda-feira, 6. Com o objetivo de promover a cidadania ativa das mulheres a partir da formação e valorização da autoestima das integrantes – estimulando o autocuidado, protagonismo e autonomia -, a ação foi destinada a usuárias do serviço e às familiares dos homens atendidos pelo CAPS AD.

A atividade teve a participação dos voluntários Vera Leivas, Maicon Mattos, Laura Fischer, Joice Kelly, Michele Mendes, Ana Cristina Dores e Daiane Sanhudo. A oficina seguirá ocorrendo no local às segundas-feiras, às 14h, com temas diversos e focados na autoestima feminina.

Ao longo de todo o mês de março, a Prefeitura de Gravataí, por meio do Gabinete da Primeira-Dama (GPD), promove ações de promoção à saúde em alusão ao Mês das Mulheres e ao Março Lilás. Conforme a primeira-dama Marlene Zaffalon, todo o governo municipal está empenhado para realizar ações conjuntas com todas as secretarias para que o máximo de mulheres tenham acesso não só a exames, mas a todas as atividades, dando mais qualidade de vida a elas.

A programação completa do Março Lilás pode ser conferida aqui.