Mais de 100 idosos vacinados contra o coronavírus, na manhã desta quinta-feira, na UBS Centro, em Gravataí

Nova etapa de vacinação teve movimento dentro do esperado

A Prefeitura de Gravataí segue com o cronograma de vacinação contra a covid-19. Na manhã desta quinta-feira, 25, os idosos com 72 anos já puderam se encaminhar até as unidades de saúde para receber o imunizante. No Centro, até às 11h, já haviam sido vacinados mais de 100 idosos. Desde a última sexta-feira, 19, o município recebeu 13.450 doses do Governo do Estado, todas destinadas para a primeira dose. Essa quantidade também servirá para imunizar todos os profissionais da saúde e os quilombolas que ainda não foram vacinados e vivem no município.

De acordo com a coordenadora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, Karla Hartmann, o dia começou calmo e com movimento dentro do esperado. “Havia um pouco de fila no início da manhã, mas, como estamos trabalhando com duas salas de vacinação, foi tranquilo”, disse.

Primeira dose em dia

O casal Marlene Eli Rodrigues, 74, e Ribamar Rodrigues, 72, chegou por volta das 10h para tomar a primeira dose da vacina. Ela conta que, desde o dia que os imunizantes começaram a chegar no município, estava ansiosa para receber. “Fiquei muito preocupada com tudo isso. Cheguei a precisar de acompanhamento médico. Mas, agora, estou aliviada. Já tomei a vacina e estou preparada para a segunda dose”, disse Marlene. Ribamar também esperava o dia de receber o imunizante. “Queria que chegasse logo a minha faixa etária. Não saía mais de casa, só para fazer o básico, que é ir ao mercado, mas só”, contou.

Derly Bittencourt, de 72 anos, veio até a UBS Centro acompanhado do filho. Mesmo de máscara, era visível a alegria ao ser vacinado. “Eu sou do Parque dos Anjos. Vim aqui para tomar a vacina. Estava esperando chegar a minha vez. Agora, é só aguardar para receber a segunda dose”, disse.

Locais para vacinação

De acordo com a Vigilância em Saúde (Viemsa), podem ocorrer desabastecimentos temporários nas unidades de saúde. Logo que é verificada essa situação, é feito o envio de mais doses, normalizando o serviço.