Lousas digitais, notebooks para os professores, incentivo à robótica, óculos inteligentes para alunos com deficiência visual… No Dia do Estudante, relembre os investimentos em Educação em Gravataí

No Dia Nacional do Estudante, celebrado nesta quinta-feira, 11, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), relembra alguns dos investimentos e projetos realizados que reforçam o compromisso do governo municipal com aqueles que são o futuro do nosso município. Lousas digitais, capacitações, notebooks para os professores, incentivo à robótica e óculos inteligentes para alunos da rede municipal, são algumas das conquistas da educação no município.

Na busca por uma maior inclusão dentro das salas de aula, além da conquista de chegar ao número de 50 salas de recursos, espaços para atendimento especializado a crianças e adolescentes com deficiência, o município foi o primeiro no Brasil a adquirir para todos os alunos com deficiência visual do município, o OrCan, equipamento com inteligência artificial que possibilita o reconhecimento de rostos, leitura de livros e identificação de obstáculos, dando mais autonomia aos estudantes da rede.

Para a secretária da Educação, Magda Ely, o investimento na educação deve acompanhar o ritmo da evolução digital “A tecnologia avançou e a educação não pode ficar para trás”, salientou a secretária. “Nosso papel como governo é oferecer uma educação de qualidade não só voltada para o ensino das matérias curriculares, mas qualificar esses jovens para que, no futuro, eles estejam aptos para ingressar no mercado de trabalho.”

A secretária relembrou ainda que todo este esforço do governo em promover uma educação de qualidade já tem trazido frutos. Em 2021, alunos das Emefs Professora Idelcy Silveira Pereira e Vinícius de Moraes finalizaram o ano com os três primeiros lugares na categoria Ensino Fundamental do desafio Associação Engenharia Automotiva (EAE) do Instituto General Motors de Manufatura Avançada de São Paulo.

Inovação e tecnologia

Em 2021, um olhar mais tecnológico levou a prefeitura a investir mais de R$ 3 milhões na aquisição de lousas digitais para todas as escolas do município. A partir da instalação dos equipamentos, projetos de apoio à aprendizagem, como o Aprendendo a Aprender, realizado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Paulo II, surgiram para auxiliar no ensino da adição, subtração, leitura e escrita.

Para os docentes, além da oferta, frequente, de capacitações, o governo entregou 2 mil notebooks para uso profissional. Com o nome Metodologia de Ensino Inovadoras, o programa de formação para os professores têm direcionado os docentes para as novas formas de ensinar, na busca de qualificar ainda mais o ensino.

Outra iniciativa da Smed foi a implantação do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), serviço criado após a pandemia de covid-19, onde a defasagem de aprendizado e evasão escolar tornaram-se o maior desafio das escolas. A partir dele, diversas ações voltadas para área da tecnologia já foram realizadas.

Robótica
Na área da Robótica, o governo municipal entregou equipamentos de robótica, tecnologia e computação para as escolas municipais Vinicius de Moraes e Humberto de Campos, participarem da First Lego League (FLL), competição em que os alunos foram premiados no mês seguinte.

Além das escolas que, com apadrinhamento do SESI, participam de aulas de robótica, o município promoveu, no primeiro semestre deste ano, duas edições do curso Robótica Industrial. A parceria entre as secretarias municipais da Educação e de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) resultou na formação de cerca de 50 alunos. Neste tempo, os alunos puderam ver conteúdos desde a tradicional matemática até a linguagem da programação e a realidade da indústria e dos robôs industriais.