Idiomas: uma área em constante inovação; Veja como o Senac Gravataí se destaca no ensino de uma nova língua

Atualmente, a língua inglesa lidera o ranking de idiomas mais estudados no Brasil. E os três principais motivos são: reforço escolar, viagens e trabalho. Ou seja, aprender um novo dialeto é fundamental em pelo menos um campo da vida dos brasileiros. Diante disso, a docente e coordenadora de Idiomas do Senac Gravataí, Cleide Cândido, destaca a importância de promover eventos e projetos culturais para o aprendizado daqueles que escolhem estudar um novo idioma.

Para Cleide, muitas coisas devem ser levadas em conta quando se elabora o plano de ensino das aulas de inglês, desde a idade dos alunos ao perfil da turma. A docente cita exemplos. “Há atividades que em determinada turma é perfeita, mas em outras não, e o professor tem que estar atento às diferenças. As aulas devem ser atrativas, de modo que os alunos aprendam se divertindo, que tomem a atenção dos alunos. Quando o professor domina a língua e a põe em prática, os alunos desenvolvem mais, se focam a cada palavra e frase dita; eles idealizam o momento em que poderão estar mais fluentes, seguindo a intencionalidade do seu professor, estando melhor preparados para o mercado de trabalho”, ressalta.

Outro ponto significativo que a docente destaca é que as aulas devem ser criativas. Isso porque os professores que dominam o idioma, devem promover na classe a imersão na língua, assim como atividades complementares que levem o aluno a se apaixonar pelo idioma. “Neste sentido, todos os aspectos mencionados fazem com que o estudante se aproprie da fluência”, reforça Cleide, que tem vivência nos Estados Unidos e é certificada pelo instituto Lado International College.

SENAC GRAVATAÍ É DESTAQUE EM INOVAÇÃO PARA O ENSINO

Recentemente, o Senac Gravataí realizou a Slumber Party, a famosa Festa do Pijama, com seus alunos dos cursos idiomas. De acordo com Cleide, toda e qualquer atividade proporcionada com objetivo de auxiliar o aluno na aquisição da língua é importante. Além disso, ela afirma que o aluno que se dispõe a aprender inglês vem com a intenção de aproveitar tudo o que a escola e professores têm a oferecer. “Muitas vezes os estudantes pedem por mais atividades extras, pois eles querem estar mais tempo dentro da escola usufruindo do espaço e de tudo que é proporcionado”, conta.

Todo final de ano, no mês de dezembro, o Senac Gravataí promove uma atividade com a participação de todos os alunos de idiomas. A iniciativa chamada de “orienteering running, em português “corrida orientada”, é feita para unir alunos de turmas diferentes com a ideia de compartilhar experiências diferenciadas e enriquecer o aprendizado de forma dinâmica e divertida. “Os alunos ficam ansiosos esperando por essa atividade, pois é mais um dia na escola para conhecer outros colegas e compartilhar conhecimento”, explica a docente que é graduada em Letras-Inglês.

Segundo Cleide, eventos como Café Americano, Festa do Pijama, Halloween, corrida orientada, entre outros, sempre trazem para o aluno um enriquecimento da língua por meio da cultura, pois todos estes eventos são feitos com o intuito de deixar o aluno mais próximo da cultura daquele povo ao qual ele está aprendendo a língua. “Essas atividades são vivenciadas em países como Estados Unidos, Inglaterra e Canadá e por meio destas atividades conseguimos aproximar do idioma em diferentes aspectos, tornando a aprendizagem mais interessante e produtiva”, enfatiza.

OS DIFERENCIAIS DO SENAC

Mas, afinal, quais os principais diferenciais do Senac Idiomas em relação às demais instituições de ensino? “No Senac Gravataí, por exemplo, realizamos teste de nivelamento que leva totalmente em consideração o conhecimento prévio do aluno, coordenação e professores focados em um único objetivo, que é a fluência do aluno, e a promoção de experiências significativas, como por exemplo aulas criativas aliadas a tecnologia”, exemplifica Cleide.

Além disso, a docente afirma que há a preocupação na realização de atividades extraclasse, principalmente aquelas que proporcionam momentos inesquecíveis aos alunos, oferecendo um ambiente de estudo agradável. Competições como Spelling Bee, programa de imersão em inglês nos hotéis do Sesc Protásio e Torres, intercâmbio, entre outras coisas são alguns dos exemplos. “O curso de inglês do Senac não é só mais um curso. Hoje é uma instituição referência, pois a estrutura oferecida disponibiliza aos alunos o que há de melhor na área”, conclui Cleide.