Hortas Comunitárias: Está de volta iniciativa do gabinete da primeira-dama que leva comida saudável e de fácil acesso para mesa dos gravataienses

Veja os novos locais que vão receber o projeto coordenado por Marlene Zaffalon

Crédito: Carol Barcelos/PMG

Após o sucesso do projeto-piloto, a Prefeitura de Gravataí, por meio do Gabinete da Primeira-Dama, está retomando o projeto Hortas Comunitárias. Na tarde desta quinta-feira, 17, o grupo de trabalho reuniu-se para fazer o balanço das atividades e projetar as novas ações.

A primeira-dama Marlene Zaffalon, que está à frente da iniciativa, agradeceu o empenho e a dedicação de todos e ressaltou: “Eu fiquei muito feliz com o sucesso desse projeto. Para mim, que sou uma apaixonada por hortas, saber que nós levamos para dentro das comunidades uma alimentação saudável, não tem preço”.

Marlene Zaffalon: “Fiquei muito feliz com o sucesso desse projeto. Para mim, que sou uma apaixonada por hortas, saber que nós levamos para dentro das comunidades uma alimentação saudável, não tem preço.”

Da reunião, já saíram os nomes dos dois novos lugares que receberão o projeto: a Sociedade Paz e Luz, no bairro Morada do Vale I, e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Águas Claras, no Parque Ipiranga. De acordo com a chefe de gabinete Mari Léia Bastiani, foram inúmeros os pedidos de instituições para participar e, ao longo do ano, novas entidades serão contempladas.

Relembre o projeto-piloto

Com o auxílio dos servidores das secretarias envolvidas, foram plantadas mudas de alface, beterraba, alecrim, entre outras espécies nativas, doadas pelo governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). Antes do plantio, os moradores passaram por uma capacitação para o devido cuidado com a horta. O treinamento, que ocorreu em outubro de 2021, tratou desde métodos de cultivo até formas de captação de água para a irrigação.

Para desenvolver o projeto, a primeira-dama conta, também, com o apoio da chefe de gabinete Mari Léia Bastiani e das secretarias municipais de Governança e Comunicação Social; de Habitação; da Família, Cidadania e Assistência Social; para Assuntos de Segurança Pública; de Serviços Urbanos; de Obras; da Saúde; da Educação; do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal.