Hortas Comunitárias: a iniciativa do gabinete da primeira-dama que está levando comida saudável e de fácil acesso para mesa dos gravataienses

"Que alegria ver as pessoas colhendo os frutos desse projeto", comemorou Marlene Zaffalon, no tão esperado dia de colheita

Após os primeiros participantes do projeto Hortas Comunitárias, promovido pela Prefeitura de Gravataí, por meio do Gabinete da Primeira-Dama (GPD), plantarem, chegou a hora da colheita dos alimentos.

No início de dezembro, os integrantes da Associação dos Moradores do Parque dos Eucaliptos (AMPE) haviam feito o plantio na sede da associação.

No dia marcado para a primeira colheita, famílias inteiras se colocaram ao redor dos canteiros para retirar da terra os primeiros resultados do projeto-piloto.

A primeira-dama Marlene Zaffalon, que foi a idealizadora do projeto, destacou que este sempre foi o objetivo: unir a comunidade em prol de uma alimentação mais saudável e de fácil acesso. “Que alegria ver as pessoas colhendo os frutos desse projeto. Nós auxiliamos nos primeiros passos e desejamos que, a partir de agora, os associados despertem o sentimento de cuidar e cultivar novos alimentos no local”, disse Marlene.

Com o auxílio dos servidores das secretarias envolvidas, foram plantadas mudas de alface, beterraba, alecrim, entre outras espécies nativas, doadas pelo governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA).

Antes do plantio, os moradores passaram por uma capacitação para o devido cuidado com a horta. O treinamento, que ocorreu em outubro de 2021, tratou desde métodos de cultivo até formas de captação de água para a irrigação.

De acordo com a chefe de gabinete Mari Léia Bastiani, que, junto à primeira-dama, está à frente da iniciativa, esta foi a primeira associação a receber o projeto, que deve ser estendido a outras, ao longo do ano.

Além do GPD e da SMAA, estão participando do projeto as secretarias municipais de Governança e Comunicação Social; de Habitação; da Família, Cidadania e Assistência Social; para Assuntos de Segurança Pública; de Serviços Urbanos; de Obras; da Saúde; da Educação e do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal.