Homem é preso pela Guarda Municipal de Gravataí por atos de preconceito

Indivíduo foi encaminhado à delegacia por proferir palavras preconceituosas à criança com Transtorno do Espectro Autista em estabelecimento comercial

Sempre pronta para servir e proteger a comunidade de Gravataí, a Guarda Municipal (GM), foi acionada, na tarde deste domingo, 7, por uma mãe que estava passando por um episódio de preconceito em um estabelecimento comercial. Após um indivíduo proferir palavras ofensivas a seu filho que possui Transtorno do Espectro Autista, a GM foi chamada e no local, prendeu em flagrante o homem, conforme artigo 88 da Lei 13.146.

De acordo com a Guarda, o pedido de atendimento por uma discussão entre duas pessoas foi encaminhado via Central de Operações. A subcomandante da GM Cibele Bitelo, lembrou que casos como este devem ser denunciados e reiterou o compromisso da Guarda Municipal com a sociedade no combate ao preconceito. “Estamos aqui para auxiliar, de forma colaborativa com as demais forças armadas, no cumprimento da Lei. Aproveito para agradecer ao estabelecimento que prontamente liberou um funcionário para que servisse de testemunha na Delegacia de Polícia”, complementou Cibele.

A GM de Gravataí, órgão subordinado à Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp) tem, hoje, 215 agentes na ativa, que atuam em seis grupamentos em colaboração com as forças de segurança do Estado, como Brigada Militar e Polícia Civil.