• Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale do Sinos
  • Opinião
  • Vale Tudo
  • Vale na TV
21 °c
Gravatai
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Vale Notícia
  • Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale do Sinos
  • Opinião
  • Vale Tudo
  • Vale na TV
21 °c
Gravatai
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Vale Notícia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Gravataí

“História é uma travessia e cada sujeito é um patrimônio da cidade”, exalta a patrona da 35ª Feira do Livro de Gravataí

Vale Notícia por Vale Notícia
25/06/2024 - 14:40
em Gravataí
1.2k
Visualizações

Pesquisar o passado tem sido a vida da Doutora em História do Brasil, Véra Lúcia Maciel Barroso. Nada mais natural que tornar-se patrona de um evento organizado justamente com o tema Patrimônio: vivendo nossa história.

Desde o convite para a função, em janeiro, a professora e escritora se dedicou a interagir com a Prefeitura e diversas secretarias para incluir toda uma gama de atividades voltadas ao Patrimônio nos cinco dias da 35ª Feira do Livro de Gravataí.

LEIA TAMBÉM

Reflexão histórica: Gravataí terá memorial em homenagem às vítimas da Covid-19

10 anos da Azzurra: Uma noite de memórias

“O tema é muito adequado, porque destaca que estamos vivendo nossa história. A feira exalta o patrimônio como elo identitário entre as pessoas e o lugar onde vivem. E não vai haver desenvolvimento se os sujeitos não se identificarem com esse patrimônio como seu, no tempo passado e no tempo imediato, com o desejo de melhorias para todos.”

Esta relação entre passado e presente fica muito clara na própria localização do evento, neste ano realizado na nova Rua Coberta de Gravataí. Com uma nova dinâmica para a região central, o espaço se insere em uma das regiões com maior número de exemplares do patrimônio material da cidade – a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos, a antiga casa canônica (hoje Sonho Gastronomia), o Colégio Dom Feliciano e seu famoso arco, as praças Borges de Medeiros e Dom Feliciano, e a antiga sede da prefeitura (hoje em reparos para se transformar na Casa de Cultura).

“O contraponto entre o antigo e a modernidade é o reconhecimento de que a história não para. A história é uma travessia”, ressalta a patrona.

REGISTRO DA HISTÓRIA ORAL – Entre as mais de 60 atividades do evento, que reúne as tradicionais bancas de livreiros bate-papo com autores, sessões de autógrafos, shows musicais, teatro, dança e contações de histórias, estão palestras e encontros voltados especificamente ao tema do Patrimônio. Um deles é a oficina Memórias de Gravataí, com a patrona Véra e participação de Amon da Costa, Angela Fonseca, Júlio Barbosa dos Santos Jr, Leandro Nazari de Melo e Pedro Bandeira Martha. O público presente será instigado a contar suas memórias a partir de imagens da cidade, em testemunhos que serão gravados em vídeo durante a atividade, às 14h30min desta sexta-feira (28/6), no Sonho Gastronomia (Rua Cônego Pedro Wagner, 733 – ao lado da Igreja Matriz, no Centro).

OFICINAS E CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS – Quinta e sexta (27 e 28), às 9h e às 14h, e no sábado (29), às 9h, acontecem as oficinas Um dia de trabalho no arquivo, com as historiadoras Edna Ribeiro de Ávila e Giovanna Adam Ferreira, do CHC Santa Casa de POA. A atividade da manhã de quinta será no Sonho Gastronomia e as demais, no Auditório da ACIGRA (Rua Prefeito José Linck, 701). Também na quinta (27), os pequenos irão se familiarizar com o tema do patrimônio a partir de contações de histórias de Drica Lopes baseadas na cartilha Os viajantes açorianos no RS, de autoria da patrona Véra Lucia Maciel Barroso. Serão às 9h15min, 10h, 14h30mn e 15h15min, no Espaço Denise Medonha, no ambiente da feira. Ainda na quinta, às 14h30min, a patrona irá coordenar a oficina História de Gravataí e Região, para professores de todas as redes de ensino, no Colégio Dom Feliciano.

VISITA A PONTOS HISTÓRICOS – No sábado (29), com saídas da Rua Coberta às 9h e às 15h30min, ocorre o Circuito Histórico-cultural, com mediação do professor Carlos Albani, coordenador do Setor de Patrimônio Histórico de Gravataí. Entre outros pontos, a caminhada de 2,6 km irá passar pela Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos, inaugurada em 1888 e restaurada em 2019; o Clube Social Negro Seis de Maio, pioneiro desde 1956 na luta pela diversidade; e a Casa dos Açores do RS (CAERGS), situada em um casarão histórico restaurado, o Solar das Magnólias, de 1877. Durante o trajeto, também serão apresentadas referências e curiosidades sobre algumas ruas e praças da cidade, entre outros espaços marcantes.
No dia 30, data de encerramento da feira, das 9h às 18h, ocorre o Painel sobre Patrimônio Histórico Material e Imaterial de Gravataí com mediação de Helena T. Medeiros, museóloga e mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural. Será no Espaço Denise Medonha.

LIVROS, TEATRO E SHOWS – A programação da 35ª Feira do Livro de Gravataí terá atrações como o show de Duca Leindecker, o espetáculo teatral Museu Desmiolado e cortejo com a Escola de Samba Acadêmicos de Gravataí. Serão ao todo cinco dias, 56 horas e mais de 60 atividades, incluindo os encontros com os autores. Os nomes confirmados incluem Alexandre Brito, Angela Xavier, Ana Terra, Chris Dias, Bete Tiburi e Caio Riter.

PATRONA – Doutora em História do Brasil, a patrona Véra Lucia Maciel Barroso tem vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior, com mais de 50 obras organizadas na área de História e Patrimônio Histórico. Suas pesquisas dão ênfase a temas como memória e patrimônio, história oral, povoamento e formação de municípios no RS e história da saúde. É uma das idealizadoras do Centro Histórico-Cultural (CHC) Santa Casa, de Porto Alegre, historiógrafa da instituição e membro do Instituto Histórico e Geográfico do RS. Coordenou a organização do I e do II Encontro Internacional de História e Genealogia Açoriana, em 2019 e em 2022, e liderou a organização do e-book “Açorianos em Porto Alegre: História, Genealogia e Cultura”, comemorativo aos 250 anos da fundação de Porto Alegre e 270 anos do povoamento açoriano no estado. Recebeu insígnia honorífica de reconhecimento da Assembleia Legislativa e do Governo da Região Autónoma dos Açores/Portugal (2022) e o título de Embaixadora da Cultura da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha/RS (2022).

INCENTIVO – A 35ª Feira do Livro de Gravataí é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura/Lei Rouanet, numa realização do Ministério da Cultura/Governo Federal e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança, Comunicação e Cultura (SMGCC). A produção cultural é da Engenho da Arte, com patrocínio de Farmácias São João, Cestto Atacadista e Concresul.

Informações sobre visitas e agendamentos podem ser acessadas pelos telefones (51) 3600 7903 ou 3600 7904, ou pelo e-mail smgcc.biblioteca@gravatai.rs.gov.br. Informações sobre o evento podem ser acessadas no link https://gravatai.atende.net/subportal/35-feira-do-livro.
A programação completa pode ser acessada em https://gravatai.atende.net/cidadao/noticia/35-feira-do-livro-de-gravatai-tem-inicio-dia-26-de-junho.

Vale Notícia

Vale Notícia

O portal Vale Notícia é editado pelo jornalista e publicitário Rafael Trajano, pós-graduado em Jornalismo Digital e três vezes vencedor do Prêmio Banrisul de Jornalismo. Conhece alguma história que VALE NOTÍCIA? Compartilha com a gente: (51) 99471-7181.

Notícias Relacionadas 

Crédito: Gabriel Muniz/PMG
Gravataí

Reflexão histórica: Gravataí terá memorial em homenagem às vítimas da Covid-19

30/06/2025 - 13:21
Gravataí

10 anos da Azzurra: Uma noite de memórias

27/06/2025 - 20:21
Gravataí

Frente Parlamentar proposta pelo deputado Dimas buscará soluções para crise hospitalar na Região Metropolitana

26/06/2025 - 20:25
Carregar mais
Deixar um comentário

URGENTE

ALERTA: Está circulando uma FAKE NEWS sobre evacuação em bairros de Canoas. Isso não é verdade!

Ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano

Equipes da Prefeitura de Canoas seguem trabalhando com caminhões de hidrojateamento para combater desobstruções na rede em pontos do sistema de drenagem

Canoas decreta emergência em Saúde devido ao aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave

Gripe aviária: tire suas dúvidas sobre doença que afeta aves

Guarda Municipal prende homem por tráfico de drogas no bairro Mato Grande

NOTÍCIAS RECENTES

Crédito: Gabriel Muniz/PMG

Reflexão histórica: Gravataí terá memorial em homenagem às vítimas da Covid-19

30/06/2025 - 13:21
Foto: Vinicius Thormann/PMC

Semana começa com mais de 800 vagas de emprego disponíveis no Banco de Oportunidades da Prefeitura de Canoas

30/06/2025 - 13:18
Atividade faz parte do Programa Canoas Transparente | Foto: Bruna Ourique/PMC

Alunos da EMEF Assis Brasil participam de atividade sobre transparência pública

30/06/2025 - 13:14
© Rovena Rosa/Agência Brasil

Ato em SP reúne apoiadores de Bolsonaro contra julgamento no STF

29/06/2025 - 19:03
Vale Notícia

O portal valenoticia.jor.br tem a missão de contar as boas histórias do Vale do Gravataí e Vale do Sinos.
Conhece alguma que VALE NOTÍCIA? Compartilha com a gente: (51) 99471-7181.

EDITORIAS

  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Gravataí
  • Litoral Gaúcho
  • Opinião
  • Urgente
  • Vale do Sinos
  • Vale na TV
  • Vale Tudo

NOTÍCIAS RECENTES

  • Reflexão histórica: Gravataí terá memorial em homenagem às vítimas da Covid-19
  • Semana começa com mais de 800 vagas de emprego disponíveis no Banco de Oportunidades da Prefeitura de Canoas
  • Alunos da EMEF Assis Brasil participam de atividade sobre transparência pública
  • Ato em SP reúne apoiadores de Bolsonaro contra julgamento no STF

Vale Notícia - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale do Sinos
  • Opinião
  • Vale Tudo
  • Vale na TV

Vale Notícia - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist