Pesquisar o passado tem sido a vida da Doutora em História do Brasil, Véra Lúcia Maciel Barroso. Nada mais natural que tornar-se patrona de um evento organizado justamente com o tema Patrimônio: vivendo nossa história.
Desde o convite para a função, em janeiro, a professora e escritora se dedicou a interagir com a Prefeitura e diversas secretarias para incluir toda uma gama de atividades voltadas ao Patrimônio nos cinco dias da 35ª Feira do Livro de Gravataí.
“O tema é muito adequado, porque destaca que estamos vivendo nossa história. A feira exalta o patrimônio como elo identitário entre as pessoas e o lugar onde vivem. E não vai haver desenvolvimento se os sujeitos não se identificarem com esse patrimônio como seu, no tempo passado e no tempo imediato, com o desejo de melhorias para todos.”
Esta relação entre passado e presente fica muito clara na própria localização do evento, neste ano realizado na nova Rua Coberta de Gravataí. Com uma nova dinâmica para a região central, o espaço se insere em uma das regiões com maior número de exemplares do patrimônio material da cidade – a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos, a antiga casa canônica (hoje Sonho Gastronomia), o Colégio Dom Feliciano e seu famoso arco, as praças Borges de Medeiros e Dom Feliciano, e a antiga sede da prefeitura (hoje em reparos para se transformar na Casa de Cultura).
“O contraponto entre o antigo e a modernidade é o reconhecimento de que a história não para. A história é uma travessia”, ressalta a patrona.
REGISTRO DA HISTÓRIA ORAL – Entre as mais de 60 atividades do evento, que reúne as tradicionais bancas de livreiros bate-papo com autores, sessões de autógrafos, shows musicais, teatro, dança e contações de histórias, estão palestras e encontros voltados especificamente ao tema do Patrimônio. Um deles é a oficina Memórias de Gravataí, com a patrona Véra e participação de Amon da Costa, Angela Fonseca, Júlio Barbosa dos Santos Jr, Leandro Nazari de Melo e Pedro Bandeira Martha. O público presente será instigado a contar suas memórias a partir de imagens da cidade, em testemunhos que serão gravados em vídeo durante a atividade, às 14h30min desta sexta-feira (28/6), no Sonho Gastronomia (Rua Cônego Pedro Wagner, 733 – ao lado da Igreja Matriz, no Centro).
OFICINAS E CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS – Quinta e sexta (27 e 28), às 9h e às 14h, e no sábado (29), às 9h, acontecem as oficinas Um dia de trabalho no arquivo, com as historiadoras Edna Ribeiro de Ávila e Giovanna Adam Ferreira, do CHC Santa Casa de POA. A atividade da manhã de quinta será no Sonho Gastronomia e as demais, no Auditório da ACIGRA (Rua Prefeito José Linck, 701). Também na quinta (27), os pequenos irão se familiarizar com o tema do patrimônio a partir de contações de histórias de Drica Lopes baseadas na cartilha Os viajantes açorianos no RS, de autoria da patrona Véra Lucia Maciel Barroso. Serão às 9h15min, 10h, 14h30mn e 15h15min, no Espaço Denise Medonha, no ambiente da feira. Ainda na quinta, às 14h30min, a patrona irá coordenar a oficina História de Gravataí e Região, para professores de todas as redes de ensino, no Colégio Dom Feliciano.
VISITA A PONTOS HISTÓRICOS – No sábado (29), com saídas da Rua Coberta às 9h e às 15h30min, ocorre o Circuito Histórico-cultural, com mediação do professor Carlos Albani, coordenador do Setor de Patrimônio Histórico de Gravataí. Entre outros pontos, a caminhada de 2,6 km irá passar pela Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos, inaugurada em 1888 e restaurada em 2019; o Clube Social Negro Seis de Maio, pioneiro desde 1956 na luta pela diversidade; e a Casa dos Açores do RS (CAERGS), situada em um casarão histórico restaurado, o Solar das Magnólias, de 1877. Durante o trajeto, também serão apresentadas referências e curiosidades sobre algumas ruas e praças da cidade, entre outros espaços marcantes.
No dia 30, data de encerramento da feira, das 9h às 18h, ocorre o Painel sobre Patrimônio Histórico Material e Imaterial de Gravataí com mediação de Helena T. Medeiros, museóloga e mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural. Será no Espaço Denise Medonha.
LIVROS, TEATRO E SHOWS – A programação da 35ª Feira do Livro de Gravataí terá atrações como o show de Duca Leindecker, o espetáculo teatral Museu Desmiolado e cortejo com a Escola de Samba Acadêmicos de Gravataí. Serão ao todo cinco dias, 56 horas e mais de 60 atividades, incluindo os encontros com os autores. Os nomes confirmados incluem Alexandre Brito, Angela Xavier, Ana Terra, Chris Dias, Bete Tiburi e Caio Riter.
PATRONA – Doutora em História do Brasil, a patrona Véra Lucia Maciel Barroso tem vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior, com mais de 50 obras organizadas na área de História e Patrimônio Histórico. Suas pesquisas dão ênfase a temas como memória e patrimônio, história oral, povoamento e formação de municípios no RS e história da saúde. É uma das idealizadoras do Centro Histórico-Cultural (CHC) Santa Casa, de Porto Alegre, historiógrafa da instituição e membro do Instituto Histórico e Geográfico do RS. Coordenou a organização do I e do II Encontro Internacional de História e Genealogia Açoriana, em 2019 e em 2022, e liderou a organização do e-book “Açorianos em Porto Alegre: História, Genealogia e Cultura”, comemorativo aos 250 anos da fundação de Porto Alegre e 270 anos do povoamento açoriano no estado. Recebeu insígnia honorífica de reconhecimento da Assembleia Legislativa e do Governo da Região Autónoma dos Açores/Portugal (2022) e o título de Embaixadora da Cultura da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha/RS (2022).
INCENTIVO – A 35ª Feira do Livro de Gravataí é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura/Lei Rouanet, numa realização do Ministério da Cultura/Governo Federal e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança, Comunicação e Cultura (SMGCC). A produção cultural é da Engenho da Arte, com patrocínio de Farmácias São João, Cestto Atacadista e Concresul.
Informações sobre visitas e agendamentos podem ser acessadas pelos telefones (51) 3600 7903 ou 3600 7904, ou pelo e-mail smgcc.biblioteca@gravatai.rs.gov.br. Informações sobre o evento podem ser acessadas no link https://gravatai.atende.net/subportal/35-feira-do-livro.
A programação completa pode ser acessada em https://gravatai.atende.net/cidadao/noticia/35-feira-do-livro-de-gravatai-tem-inicio-dia-26-de-junho.