Halloween: uma oportunidade para aprender e melhorar o inglês

O Halloween, ou Dia das Bruxas aqui no Brasil, ganha fãs a cada ano. As festas e brincadeiras movimentam, inclusive, a economia como o comércio de fantasias, doces e decoração. O dia 31 de outubro caiu no gosto dos brasileiros e já faz parte do calendário festivo. “Nós, brasileiros, comemoramos a data pela influência da cultura norte-americana, mas na realidade o Halloween é uma festa pagã de origem Irlandesa e o nome tem suas raízes no Reino Unido e não nos EUA como algumas pessoas acreditam”, contou a coordenadora do curso de idiomas e professora de inglês do Senac Gravataí, Cleide Caetano Cândido.

“Consequentemente filmes e séries também são uma excelente opção.”

Para a docente, incorporar datas comemorativas de outros países pode ser interessante para o aprendizado de um novo idioma. “Porém devemos evidenciar que nós, professores de inglês, escolas e instituições que ensinam a língua inglesa, devem ter o cuidado de fazer essa incorporação de maneira que o aluno entenda a importância de conhecer a origem e as nuances da língua a qual está aprendendo. Os alunos têm interesse em conhecer a cultura de outros países e, principalmente, quando se trata do país do qual eles estão aprendendo o idioma”, explicou. Cleide acredita que quando o professor teve a oportunidade de vivenciar a cultura do país e traz essa vivência para sala de aula, muitas vezes ele motiva o aluno. “Não estou dizendo de forma alguma, que alguém que não tenha tido a oportunidade de viajar para países de língua inglesa não possa ser um excelente professor de inglês e que não possa trazer para seus alunos coisas interessantes, afinal a internet está aí para nos ajudar. Só estou ressaltando que seria interessante, mas não imprescindível”, opinou.

Mas conhecer outras culturas, acessar informações de outros países auxilia na aprendizagem? “Sim, quando o aluno tem real interesse em aprender a língua ele por si só já começa a fazer suas pesquisas independente do professor. Normalmente os melhores alunos de inglês são os que se tornam protagonistas de seu aprendizado, buscando conhecimento de todas as formas, fazendo com que o aprendizado se torne mais interessante e atrativo através de suas próprias buscas. O professor passa a ser um intermediário a postos para auxiliá-lo, assim o aluno adquire mais confiança para progredir. Quando o aluno realmente se propõe a aprender o idioma ele pode buscar na internet, nos livros, na escola, e em outras formas que lhe agradem o contato com a língua, pois assim a aquisição se dará de forma mais rápida e contínua”, disse Cleide.

Além das festas nas escolas quais outras formas podem ser utilizadas para os alunos aprenderem novas palavras e expressões. A docente afirmou que as possibilidades são infinitas, desde aulas com jogos, leitura de livros, abordagem comunicativa através de diálogos pertinentes ao dia a dia do aluno, saída de campo, pois ir a lugares que incorporam a língua inglesa é sempre muito interessante e prazeroso. “Consequentemente filmes e séries também são uma excelente opção. Hoje contamos com os serviços de streaming que disponibilizam séries, documentários e filmes para todos os gostos e é uma excelente forma de aprimorar o inglês. Os games são excelentes se o aluno realmente jogar em inglês e aproveitar para observar vocabulário e expressões, mas claro que depende muito do jogo, se o aluno jogar algo do tempo medieval por exemplo é este tipo de vocabulário que irá adquirir”, indicou.