Guarda Municipal participa da segunda capacitação para o uso do equipamento de medição de ruído

Reclamações de barulho estão entre as mais recebidas pela ouvidoria da Prefeitura de Gravataí

Em busca de encontrar soluções para uma das grandes demandas dos munícipes, a Prefeitura de Gravataí montou uma força tarefa para fiscalizar os níveis de barulho no município. Para iniciar o processo de aferição das denúncias de forma segura, os agentes da Guarda Municipal (GM), órgão subordinado à Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), participaram, na manhã desta sexta-feira, 15, da segunda parte da capacitação para o manuseio do Dosímetro de Ruído Digital.

Durante o curso ministrado pelo fiscal e engenheiro ambiental, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Tiago Rieger, trouxe maiores explicações sobre a Norma de Medição NBR 10151/2019 de Poluição Sonora, uma vez que os guardas municipais serão os responsáveis pela verificação das denúncias que chegam à Procuradoria Geral do Município.

“É importante destacar que níveis de ruído acima do estabelecido podem prejudicar a saúde das pessoas e as suas rotinas. Hoje em dia, muitas pessoas trabalham de casa e necessitam de um ambiente mais silencioso para suas atividades, o que tem demandado uma atuação cada vez maior na questão da poluição sonora e na perturbação do sossego público por ruídos”, ressaltou Tiago.

O secretário substituto da Smasp,  tenente-coronel Emílio Teixeira, destacou que o processo de capacitação iniciou, há algumas semanas, um curso ministrado por servidores da Secretaria Municipal da Administração e Transparência (Smat). “O intuito é integrar o trabalho de fiscalização dos níveis de pressão sonora na cidade com a Sema, de maneira que os agentes possam colher, tecnicamente, os vestígios desse tipo de infração”, ressaltou o secretário ao lembrar que a ordem e a coesão social são algumas das prioridades da Guarda Municipal.