Gravataí se fortalece para ser “a cidade das startups”

Com apoio do Sebrae RS, Município tem se destacado dentro do ecossistema gaúcho

Incentivos fiscais, maturidade jurídica e fortalecimento de ações de qualificação profissional para projetos inovadores. É desta forma que Gravataí está se consolidando como um dos mais emergentes polos de desenvolvimento para startups do RS. Entre outros feitos que corroboram com este cenário, a cidade acumula três edições do Startup RS – um dos maiores programas de aceleração do Estado articulado pelo SebraeX — marca de inovação do Sebrae RS — e que integraram o eixo inovação do programa Cidade Empreendedora.

“Creio que estamos evoluindo de forma positiva e materializando cada dia mais nossas ações, atingindo níveis de maturidade expressivos para nos tornarmos a cidade das Startups”, avalia a titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) de Gravataí, Selma Fraga. Segundo ela, desde 2022 a cidade vem atuando no desenvolvimento de ações em sinergia com alguns dos principais atores do ecossistema de inovação gaúcho.

Com atuação voltada para implantação de processos de transformação digital e engenharia de software, a Trindtech é uma das startups de destaque da cidade. Em fevereiro, ela encerrou a formação dentro do Startup RS. Para o fundador da empresa, Diraci Junior Trindade da Silva, o programa de aceleração foi crucial para melhorar o posicionamento de negócio e o modelo de atuação da startup frente aos clientes e ao mercado. “Foi importante para o mapeamento de público que queremos atender. Passamos a atuar com a certeza de nosso propósito”, conta.

Cidade efervescente

Entre os mais recentes feitos da cidade está a implantação do Laboratório de Inteligência de Dados de Gravataí (LIDAG), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho permite a análise de dados da prefeitura, por meio da geração de indicadores, métricas e inteligência para o governo municipal, investidores, empreendedores e startups desenvolverem soluções para governo.

Além do Sebrae RS, UNITEC, Unisinos, Wise INNOVATION, e Associação Gaúcha e Inovação e Tecnologia do Vale do Gravataí (AGTI) são exemplos de outras instituições parceiras do poder público local no que tange à aceleração de empresas jovens que buscam ferramentas para consolidar seus modelos inovadores de negócio. “Atuamos com o conceito de hélice, agregando parceiros do ensino, empresas privadas, poder público e terceiro setor”, explica.

Para o gestor de projetos em inovação do Sebrae RS, João Antônio Pinheiro Neto, Gravataí é um dos mais recentes cases de sucesso no Estado dentro da atuação em parcerias do Sebrae RS para fomentar a inovação nos territórios. Ele afirma que a organização tem fortalecido sua atuação desenvolvendo programas para o apoio de startups em parceria com importantes atores do ecossistema de inovação, de forma especial, desde a criação do SebraeX, em 2021.  “Desenvolvemos três edições da nossa principal ferramenta de aceleração de startups e empresas de base tecnológica, o StartupRS. Hoje Gravataí é um ambiente fértil, com resultados práticos de empresas que já estão contribuindo para a cidade”, conta.

Ecossistema reconhecido

Os bons ventos que sopram em direção a Gravataí serão destaque na programação do Eli Summit RS, que ocorre a partir desta quarta-feira (31/05) na UNISC, em Santa Cruz do Sul.

A partir das 13h30min, Selma conduz o painel no qual irá apresentar o case do ecossistema de inovação de Gravataí.