O município de Gravataí recebeu de representantes da Liga de Defesa Nacional (LDN) a 83° centelha do Fogo Simbólico da Pátria. A solenidade ocorreu na sede da Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (SMASP) em homenagem ao civismo e à Guarda Municipal, que em setembro deste ano completará 24 anos de atuação na cidade.
Presente na ocasião, o prefeito Marco Alba ressaltou a importância do fogo simbólico como uma forma de honrar a história de luta do povo brasileiro. “Esta centelha representa o amor à pátria e aos seus valores, assim como o orgulho de fazer parte de uma nação que corre atrás de seus objetivos com muita garra. A independência do Brasil é um grande exemplo dessa determinação”, ressaltou o prefeito. “Gostaria de saudar a guarda por todo o trabalho realizado nesses 24 anos para manter a segurança da comunidade”, completou.
Atividades da Semana da Pátria não ocorrerão neste ano
Todos os anos, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) promove atividades alusivas à Semana da Pátria, como corridas e trabalhos de conscientização com alunos da rede municipal de ensino. Todavia, neste ano, a tradicional programação não será executada devido à pandemia.
“Nosso objetivo é não causar aglomerações e, por isso, não teremos a Semana da Pátria em 2020. Mesmo assim, não poderíamos deixar de receber o fogo simbólico na nossa cidade para honrarmos todos os brasileiros e brasileiras. Que esse amor ao nosso país possa ser passado de geração em geração”, disse a titular da SMCEL, Fernanda Fraga, que também esteve na solenidade.
Presenças
Além do prefeito Marco Alba e da secretária Fernanda Fraga, representando a prefeitura, estiveram na SMASP para o recebimento do Fogo Simbólico da Pátria o secretário para Assuntos de Segurança Pública Flavio Lopes, a secretária da Educação Sônia Oliveira, o secretário de Obras Públicas Paulo Martins e o comandante da Guarda Municipal Rogério Luiz. Representando a LDN, estiveram na ocasião Gilmar Chagas, José Luiz Petroceli e César Cordeiro.