Gravataí presente no Inova RS

Em busca de novos conceitos e de novas parcerias, a Prefeitura de Gravataí, representada pela titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, e pelo coordenador de Tecnologias em Modernização da SMICT, Robson Andrei, esteve presente no evento Inova RS, do governo do Estado, na última terça-feira, 22.

No evento, foram apresentados 3 GITs (Gestores de Inovação e Tecnologia), cada um possuindo uma categoria de atuação:  Economia Criativa, Tecnologias para a Saúde e Inovação e Tecnologia. O secretário de Inovação do Estado do RS, Alsones Balestrin, enfatizou o posicionamento do Estado no setor tecnológico e relatou a importância de apontar para os países mais desenvolvidos em tecnologia. Ressaltou, também, a importância da comunicação do que está acontecendo em todas as cidades do Rio Grande do Sul que têm seus Hubs de inovação e a importância do compartilhamento de informações de negócios e investimentos.

Outro tema levantado foram as ações para confeccionar uma identidade federada, um dispositivo único, ou sistema, para conter as informações de forma única de todos os atores envolvidos em tecnologia do Estado: Universidades, empreendedores, investidores, Startups, Hubs , laboratórios, incubadoras e aceleradores.

A secretária Selma Fraga destacou os objetivos de Gravataí na área da inovação e a importância da presença no evento. “É de extrema importância essa participação de Gravataí nas reuniões e nos encontros do Estado para estarmos sempre alinhados com as ideias do governo pensadas para a Região Metropolitana, da qual fazemos parte. Seguimos focados no projeto de transformar Gravataí em um polo de referência tecnológica e de inovação até 2031, sempre conectados às novas ideias e soluções para alcançar o nosso propósito.”

Os próximos planejamentos visam atingir metas até 2030. Foi pedido para que cada presente votasse nas áreas nas quais a mesa deva direcionar suas ações, e a cada participante foi disponibilizada fala para apresentar-se e relatar as atuações em suas instituições. Selma fez a sua apresentação e da secretaria, dos projetos em andamento no município, além de ter participado na votação.

Ao longo dos últimos anos, Gravataí vem se colocando no cenário da inovação. Projetos como a Incubadora Unitec Gravataí/Programa + Startups, que é uma parceria entre a prefeitura e a Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) do Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos); a aceleração de 300 startups com investimento direto por meio de incentivos fiscais; a implantação da Casa das Startups, que incubará 50 novos negócios em três anos, e a aceleradora Ventiur PradoTech, que terá um orçamento de R$ 20 milhões para investir em startups, são alguns dos movimentos realizados pela gestão municipal para incentivar a área da inovação na cidade.