Gravataí presente ao Smart Gov Brasil 2022: evento que reúne cidades são que referência em Inovação no país

Além de ser referência para municípios vizinhos na Região Metropolitana de Porto Alegre, Gravataí vem se tornando referência para o Brasil. O município esteve presente ao Smart Gov Brasil 2022, principal evento nacional de Tecnologia e Cidades Inteligentes. Organizado pela Associação Nacional de Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI), o encontro ocorreu em São Paulo, entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

A titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT) de Gravataí, Selma Fraga, esteve representando o município no evento. Durante o primeiro dia, Selma apresentou os projetos inovadores de Gravataí aos presentes. Representantes de mais de 70 municípios, dentre eles Goiânia, Niterói, Recife, Curitiba e São Paulo, cidade sede do encontro, estiveram presentes, e conheceram mais sobre o “case” de sucesso de Gravataí. A secretária recebeu também um troféu pela participação, destinado ao município de Gravataí.

Segundo Selma, “Foi uma honra apresentar Gravataí num evento que reuniu os municípios mais inovadores do país. A troca de experiências, o compartilhamento de conhecimento e, principalmente, modelos de compras tecnológicas que possibilitam acelerar os processos para a transformação do governo digital, nos trouxeram a certeza de que o nosso município deu o primeiro passo de forma muito assertiva. Agradecemos à Anciti pelo convite e pelo troféu de participação, que ganhamos pelo case Startup Gravataí”.

Ao longo dos últimos anos, o município vem se colocando no cenário da Inovação. Projetos como a Incubadora Unitec Gravataí/Programa + Startups, que é uma parceria entre a prefeitura e a Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) do Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos); a aceleração de 300 startups com investimento direto por meio de incentivos fiscais; a implantação da Casa das Startups, que incubará 50 novos negócios em três anos e a aceleradora Ventiur PradoTech, que terá um orçamento de R$ 20 milhões para investir em startups, são alguns dos movimentos realizados pela gestão municipal para incentivar a área da Inovação na cidade.

Além disso, destaca-se o fato de que Gravataí consolidou-se como o 4° maior PIB do Rio Grande do Sul, sendo responsável por 2,9% do valor de tudo que é produzido em solo gaúcho. O município, que é o 6º mais populoso do estado, vem construindo um cenário de desenvolvimento empresarial, por meio de uma legislação moderna e inovadora.