Gravataí prepara-se para o desenvolvimento dos setores de tecnologia e inovação

Durante o encontro foram discutidas alternativas para transformar a cidade em um polo tecnológico

Foto: Giulliano Pacheco

O prefeito Luiz Zaffalon e o vice-prefeito Dr. Levi receberam, nesta quinta-feira, 14, a visita de Paulo Renato Ardenghi Rizzardi, ex-diretor de Inovação de Porto Alegre. A secretária Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), Selma fraga, acompanhou a agenda, que tratou sobre políticas públicas para promoção de tecnologia e inovação em Gravataí.
“Agradeço a visita do Renato Rozzardi, que veio compartilhar conosco sua experiência de 14 anos de prestação de serviços na capital. Com a implantação da SMICT na nossa cidade, sua participação será de grande valia. Queremos que a inovação seja compreendida por todos, pois a evolução da nossa matriz econômica passa pela compreensão da sociedade sobre o significado e a importância da inovação e do conhecimento, bases da economia do século 21”, disse o prefeito.
O vice-prefeito Dr. Levi reafirmou a importância da ciência e tecnologia como fator de integração e desenvolvimento das políticas públicas no contexto da municipalidade. “Vamos proporcionar, por meio de programas e ações específicas, a construção do saber e do fazer científico. Apoiaremos o empreendedorismo, a inovação e a competitividade de empresas que desenvolvam projetos na área de tecnologia e economia digital. Assim, desejamos transformar Gravataí num polo de desenvolvimento tecnológico”, contou.
Advogado, empreendedor e professor, Rizzardi é ex-diretor de Inovação da capital. Ele esteve diretamente envolvido com o desenvolvimento do projeto Mostra Cine Inovação, que impactou mais de 2000 alunos de escolas privadas e públicas. Também fundou a Escola da Inovação da Prefeitura, além de ser um dos articuladores do projeto Hands on 4D, que propõe uma transformação urbana inovadora no 4º distrito. “Em Porto Alegre tivemos a experiência de consolidarmos como o principal polo de inovação da América do Sul, em conjunto com São Paulo. De lá para cá, 24 projetos inovadores, propostos através do Pacto Alegre, saíram do papel”, relatou.
A SMICT é uma secretaria que irá trabalhar articulada, buscando consultorias e auxílio de experiências de sucesso. “Trabalharemos para que Gravataí seja referência nacional no uso da inovação como transformadora da economia, visando maior qualidade de vida aos cidadãos”, finalizou Selma Fraga.