Gravataí participa de capacitação sobre qualidade de vida da pessoa idosa

Servidoras estiveram presentes às oficinas e dinâmicas organizadas pelo projeto DGero Brasil, em Porto Alegre

Servidoras da Prefeitura de Gravataí participaram, na última semana, de uma capacitação sobre qualidade de vida da pessoa idosa. As oficinas e dinâmicas em grupo buscaram, entre outros objetivos, fortalecer as ações de cuidado aos idosos para que possam ser incluídas as necessidades desse público-alvo nas estratégias de planejamento, monitoramento e avaliação da Atenção Primária à Saúde (APS), tendo em vista a promoção e a proteção da saúde da população.

“Foram encontros muito importantes e interessantes, de muita produção de conhecimento e com muitas trocas de saberes, pois reuniu representantes de diversos municípios do Estado”, destaca Viviane Brambilla, terapeuta ocupacional do Centro de Atenção à Saúde do Idoso. A profissional explica que o objetivo do encontro foi de qualificação da atenção ofertada às pessoas idosas por meio da ampliação do cadastramento e implementação da avaliação multidimensional da pessoa idosa.

Ainda conforme Viviane, estavam em pauta assuntos relacionados à qualificação do atendimento ao idoso e diagnóstico situacional. Além disso, o levantamento de problemas e estratégias para a implementação da avaliação da pessoa idosa e a construção de fluxogramas, metas e indicadores foram abordados, bem como ferramentas de gestão para utilização na rede de saúde.

O evento foi organizado pelo DGero Brasil, projeto de extensão fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Conforme o órgão, a abordagem à saúde deve ser multidimensional, ou seja, devem ser considerados os aspectos físicos, mentais, sociais e ambientais do indivíduo. Dessa maneira, a Avaliação Multidimensional possibilita uma visão global das condições de saúde da pessoa idosa, identificando aspectos que podem comprometer a funcionalidade.

Também participaram das atividades as enfermeiras Bárbara Stefe Souza, Clarissa Berton de Souza e Ingrid Tolios, coordenadoras das unidades de saúde Centro, Morungava e Morada do Vale II. Elas atuam na rede municipal de saúde, na Atenção Básica, principal porta de entrada aos serviços de saúde.

Centro do Idoso

O Centro de Atenção à Saúde do Idoso, vinculado ao Centro Municipal de Saúde (CMS), é um serviço promovido pela prefeitura voltado para o atendimento e o acolhimento do idoso que apresenta graus de fragilidade ou comprometimento funcional, em trabalhos individuais e em grupo. Também ocorre o trabalho junto às unidades de saúde, com o objetivo de otimizar e oportunizar esses atendimentos para que mais pessoas possam ter acesso aos cuidados primários.

O serviço pode ser acessado, primeiramente, pela unidade de saúde de referência do paciente, que irá encaminhá-lo ao Centro do Idoso. Demais informações podem ser consultadas pelo telefone 3600-7753.