Gravataí na Expointer: Saúde apresenta o Programa Amplia Hospital

Duplicação da UTI do Becker, nova emergência SUS e novas linhas de cuidado foram alguns dos temas abordados pelos representantes técnicos da área no encerramento da Feira

Foto: Caroline Goulart

Presente no encerramento da 45ª Expointer, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apresentou o Programa Amplia Hospital, voltado à ampliação da atenção hospitalar no município. A duplicação da UTI do Hospital Dom João Becker, a nova emergência SUS, as novas linhas de cuidado contratadas para este ano e a situação das UPAs foram temas abordados pelos representantes técnicos da área.

“Entendemos que Gravataí necessita de uma estrutura hospitalar dimensionada, de acordo com a sua população, e estamos tratando este tema com prioridade no nosso governo. Cada movimento que o governo faz, impacta na melhora do atendimento em saúde na vida de milhares de pessoas. A duplicação da UTI, por exemplo, representou um dos passos mais importantes do nosso governo municipal, no intuito de fornecer a qualificação e a duplicação da estrutura existente à época”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Inaugurada no final do ano passado, a nova UTI do Becker ampliou o número de leitos, subindo de dez para 20 unidades. De acordo com o vice-prefeito Dr. Levi Melo, essa duplicação fez com que o atendimento para pacientes graves se tornasse ainda mais qualificado e adequado. “Esse é o objetivo inicial do nosso governo: saúde adequada para a nossa população. Felizmente, estamos colhendo frutos importantes. Prova disso é que a UTI do Becker está entre as 20 melhores do Brasil.”

“Sabemos que esse sempre é um passo que pode e deve ser melhorado, mas o crescimento pujante da cidade exigia isso. Temos, tanto na saúde pública quanto na complementar, dados de que temos muito mais do que usuários de Gravataí, dentro dos nossos serviços de saúde. A nova UTI é algo que já era necessário e que se consolidou. A cidade cresce como um todo e começa a respirar muito melhor, agora, com essas mudanças”, complementou o diretor técnico da SMS, Alessandro Lindner.

O superintendente do HDJB, Antônio Weston, lembrou que a duplicação das unidades conta, ainda, com uma modernização da área, que atende aos conceitos mais modernos de assistência e de atendimento. Com o crescimento da população do município, Gravataí necessitava, apontou, de um hospital maior, “trabalho que está sendo feito de maneira intensiva junto ao poder público”.

Nova Emergência SUS

Outro tema abordado, durante a apresentação dos programas da SMS, foi a nova emergência SUS. A construção do novo espaço vai triplicar a área atual e o número de leitos, com espaços físicos individualizados, permitindo que o paciente tenha o maior grau de conforto e qualidade assistencial possíveis durante o atendimento.

“A nova emergência vai transformar a realidade da assistência aos pacientes que nos procuram. Com o crescimento da população, a busca pelos serviços da atual emergência já supera, e muito, a capacidade de atendimento. Por conta disso, nós já implementamos um sistema de gestão assistencial aos pacientes na atual emergência, permitindo que eles sejam atendidos de forma mais rápida e permaneçam menos tempo naquele local”, enfatizou Weston.

Novas linhas de cuidado

Por meio do Programa Avança – Atenção Especializada, a prefeitura ampliou e qualificou o acesso aos procedimentos de média e alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, considerando as necessidades de saúde dos munícipes de Gravataí. Conforme a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e Ambulatorial da SMS, Patrícia Silva da Silva, novas linhas de cuidados foram contratadas junto ao HDJB, em especial, nas áreas de urologia, proctologia, vascular e vasectomia.

“Com esse novo incremento, nós conseguimos ofertar para a população de Gravataí, de maneira eletiva, mais de mil procedimentos de cirurgia, a mais, ao ano. Na questão da consulta, o acesso à consulta especializada, ou seja, mais de seis mil consultas especializadas ao ano. Isso contribuiu para uma redução muito efetiva na fila de espera, por esses procedimentos”, declarou.

UPAs

Os serviços prestados pelas duas unidades de pronto atendimento (UPAs) de Gravataí também foram tema do encontro. Desde o final do ano passado, a Santa Casa de Misericórdia assumiu a gestão das duas unidades. A otimização, aliada à inteligência estratégica na área da saúde, foi apontada com uma importante inovação na saúde pública para melhorar a qualidade do atendimento.

“Cada UPA tem uma capacidade instalada capaz de atender até 10 mil pessoas por mês. Por Gravataí ser um polo econômico, a cidade acaba recebendo muitos pacientes de fora, o que, também, reflete na procura pelos nossos serviços de saúde”, afirmou o diretor do Departamento de Urgência e Emergência, Leonardo Machado. Ainda assim, o município tem registrado índices positivos na avaliação dos atendimentos, conforme pesquisas de satisfação feitas com pacientes, que medem a qualidade dos serviços.