Gravataí encaminha proposta de flexibilização dos serviços não essenciais para Governo do Estado

Documento foi enviado na noite desta segunda-feira, 17, com a parceria de mais três municípios

A Prefeitura de Gravataí anunciou que encaminhou, na segunda-feira, 17, uma proposta de flexibilização da atividade econômica de serviços não essenciais para as cidades pertencentes da Região 10, de acordo com o Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul. O documento apresenta medidas intermediárias entre a bandeira vermelha e laranja que preveem um protocolo específico para os municípios.

De acordo com o prefeito Marco Alba, essa proposta está de acordo com o decreto 55.435 do governo do Estado e tem como objetivo retomar, dentro das diretrizes sanitárias, o funcionamento de parte das atividades não essenciais. “Desenvolvemos esse plano ao lado de Cachoeirinha, Glorinha e Porto Alegre, que fazem parte da Região 10. Nosso desejo é que os serviços possam ser retomados, com toda a segurança necessária. Entendemos a necessidade dessa volta às atividades, mas nossas ações precisam se basear no saber dos nossos técnicos e profissionais da saúde”.

O secretário da Saúde Jean Torman, explicou como irá funcionar a atividade econômica caso o governo do Estado aceite a proposta. “No documento, solicitamos que, de acordo com a natureza de cada atividade, seja possível exercer sua função dentro das 24h do dia. Dessa forma, o dono do estabelecimento poderá escolher se abrirá no período do dia ou da noite. Também solicitamos a análise do aumento da taxa de ocupação do setor industrial, do setor de comércio essencial e não essencial, seja atacado ou varejo”.

Jean também ressaltou a rigidez das medidas de prevenção ao Coronavírus. “Nossas equipes técnicas, em colaboração com as de Cachoeirinha, Glorinha e Porto Alegre, trabalharam durante todo o final de semana, para finalizar a construção dos documentos. Por isso, sempre respeitaremos as medidas de saúde sanitária, a higiene das mãos e o uso da máscara. Nenhuma ação ou pedido de flexibilização é arbitrário”.

 “Nossas equipes técnicas, em colaboração com as de Cachoeirinha, Glorinha e Porto Alegre, trabalharam durante todo o final de semana, para finalizar a construção dos documentos.”

O prefeito pediu a colaboração da população, caso o pedido seja aceito pelo governo do Estado. “Nossos profissionais estão trabalhando para tornar possível a retomada da atividade econômica, mas é necessário muita cautela. Nós queremos um cuidado rigoroso com a higienização. Uso de máscara, álcool em gel, lavagem das mãos, medição de temperatura, todos os demais cuidados para evitarmos propagar a Covid serão necessários. Nosso propósito é respeitar e trabalhar pela nossa comunidade, sempre priorizando a saúde”.