O Festival de Cinema de Gravataí deu início às suas oficinas formativas no último sábado, dia 7, na Casa dos Açores (CAERGS), com uma imersão no universo da Escrita Criativa, conduzida pelo renomado escritor e roteirista Daniel Galera. Autor de obras como Barba Ensopada de Sangue e Meia-noite e Vinte, Galera, que também tem vasta experiência em adaptações para o cinema, proporcionou aos participantes uma rica troca de ideias sobre construção narrativa e a criatividade que molda o audiovisual.
Em um momento tão relevante para a cultura local, Luiz Zaffalon, prefeito de Gravataí, destacou a importância histórica deste evento para a cidade e como ele representa um novo ciclo para o audiovisual local: “O 1º Festival de Cinema de Gravataí é um evento inédito que marca uma nova fase cultural para nossa cidade. Ele não só ocupa os importantes equipamentos culturais de Gravataí, mas também se fortalece com o apoio da Prefeitura e da iniciativa privada, através dos recursos da Lei Paulo Gustavo. É uma oportunidade única para a formação de profissionais do audiovisual, ao mesmo tempo que dá visibilidade e promove uma troca de saberes. Parabenizo toda a equipe organizadora por transformar este evento em um verdadeiro divisor de águas para nossa cidade e para o cinema brasileiro.”
Com um público ávido por aprender e se conectar com as tendências mais inovadoras do audiovisual, Marcilene Forechi, coordenadora de Formações, Programação e Curadoria do Festival, compartilhou sua satisfação com a adesão às oficinas: “A adesão tem sido muito além do que imaginávamos, o que confirma a sede de conhecimento e o desejo de ver o audiovisual da cidade reconhecido e fortalecido. Começar com a oficina de Escrita Criativa foi uma escolha estratégica, pois essa etapa inicial coloca a criatividade no centro do processo cinematográfico.”
E para Marlise Damin, coordenadora geral do Festival, a relevância do evento ultrapassa a simples exibição de filmes: “O Festival de Cinema de Gravataí não se limita a exibir filmes. Ele é uma plataforma de aprendizagem, crescimento e troca de saberes, e está consolidando nossa cidade como um polo cultural. As oficinas são fundamentais para conectar a comunidade com as tendências mais inovadoras do cinema.”
As próximas oficinas da trilha formativa acontecem nas seguintes datas:
14/06 – CAERGS
Roteiro, com Mirela Kruel – jornalista, roteirista e diretora premiada por documentários como Catadora de Gente e Extermínio. Seu trabalho mais recente é a série Escritoras e Cidades, com estreia prevista para 2025.
21/06 – Sindilojas Gravataí
Linguagem, com Flávia Seligman – doutora em Artes, diretora de filmes como Prazer em Conhecê-la e Ilhas Urbanas, e parecerista credenciada pelo Ministério da Cultura.
28/06 – Sindilojas Gravataí
Direção, com Guilherme Pacheco – diretor, produtor e roteirista com mais de 300 produções no currículo. Em 2025, lança seu primeiro longa-metragem.
Sobre o Festival
O 1º Festival de Cinema de Gravataí acontece nos dias 28, 29 e 30 de agosto, com exibição de curtas-metragens em mostras competitivas nas categorias Estudantil, Municipal Expandida e Estadual. Podem ser inscritos filmes com até 30 minutos, nos gêneros ficção ou documentário, até o dia 8 de junho. Haverá premiação em dinheiro para os melhores colocados em cada categoria.
O Festival é uma realização da Cia de Atores Independentes, com recursos da Lei Paulo Gustavo, e conta com o apoio da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e do Sesc Gravataí.
Mais informações:
Site: www.festivaldecinemadegravatai.com.br
Instagram: @festivaldecinemadegravatai
YouTube: Festival de Cinema de Gravataí