Estudantes de Gravataí, da Escola Municipal Suely Soares, realizam vaquinha para competir na Jornada Nacional de Foguetes, no RJ

Os alunos Allex Matheus de Moura Fernandes e Nicolas Mateus Pichani Monteavaro, da EMEF Suely Silveira Soares, localizada no Residencial Breno Garcia, estão realizando uma vaquinha para poderem competir na 48ª Jornada de Foguetes – 17ª Mostra Brasileira de Foguetes, no Rio de Janeiro. A meta é de arrecadar R$3.905,00, a fim de custear os gastos com a jornada.

Os estudantes participaram da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que se iniciou com uma prova teórica. Após a realização da prova, partiram para a parte prática, na própria escola, concorrendo no nível 3, de ensino fundamental entre 6º e 9º ano. O foguete é de propulsão de ar, ativado com bomba de bicicleta. O objetivo era atingir 90 metros de lançamento, que era o alcance mínimo do nível, para chegarem à fase nacional.

No lançamento, atingiram o alcance de 95 metros, e foram convidados para a fase final, a ser realizada no Rio de Janeiro, concorrendo com estudantes do Brasil inteiro, valendo medalha. Os alunos fazem parte do grupo de robótica da escola, denominado Lego Monsters. No ano passado, foram premiados com o terceiro lugar na categoria ensino fundamental anos finais na mostra de conhecimento e tecnologia de Gravataí, com o projeto “Energias renováveis: Saiba o que é a energia eólica”, e com segundo lugar no desafio AEA-IGM.

“Com certeza, essa viagem vai repercutir positivamente para os alunos da escola e seus familiares. Só com as conquistas do ano passado, que foram aqui no município, já se via a alegria e o orgulho das famílias. Então, imagine nossos alunos nos representando no Rio de Janeiro, o impacto que isso teria para os alunos e familiares pois, mostraria que, mesmo eles vindo de situações mais humildes e até de risco, o estudo transforma e pode mudar a realidade deles. Portanto, contamos com a ajuda de todos para fazer essa viagem possível”, comenta a professora responsável do projeto, Graziane Arruda.

“A participação dos nossos alunos nesse campeonato mostra o quanto é importante continuarmos investindo em projetos de robótica nas escolas como ferramenta que amplia horizontes no aprendizado escolar. Estamos muito felizes que eles irão nos representar”, afirma a secretaria da Educação de Gravataí Aurelise Braun.

A vaquinha está disponível por meio deste link. A competição ocorre entre os dias 23 e 26 de outubro.

Para saber mais sobre o evento, acesse este link, e para conhecer a trajetória da equipe, acesse o Instagram por meio deste link.