Escola Estadual Sônia Paim inaugura espaço de leitura em homenagem póstuma ao professor Roberto Santos da Silva

A comunidade da Escola Estadual de Gravataí Sônia Paim prestou no dia 16/08 –  3ª feira uma linda e emocionante homenagem póstuma ao Prof. Roberto Santos da Silva — relembre sua história AQUI. Estiveram presentes no ato a viúva Profa. Dra. Hilda Jaqueline de Fraga, alunos da escola, professores/professoras, funcionários, autoridades, familiares e amigos do educador. A cerimônia contou com a representação da 28ª Coordenadoria através da Coordenadora Substituta Shirley Maciel e de integrantes da Equipe Pedagógica. Durante a cerimônia a memória do educador foi destacada pelo seu incentivo à leitura e à arte junto aos estudantes os quais presenteava com livros de poesias, de literatura brasileira e estrangeira e que tinha como sonho, a criação de um espaço de leitura e convivência na escola para os jovens.

A noite foi brindada com declamações de poesias pelos alunos ao mestre recordando a sua atuação sempre generosa, criativa, acolhedora e o seu eterno companheiro, o violão, que alegrava as aulas e as atividades da escola. Outros destaques da noite foram às participações da escritora e poetisa gravataiense Thamy Caureo com a Poesia “Tempestades” de autoria do professor e publicada numa coletânea organizada pelo então Clube Literário, em 2002 e do cantor João Batista.

No discurso de agradecimento a viúva destacou a trajetória profissional e artística do esposo e o seu amor pela escola, cujo trabalho elogiável prima por uma educação humanizada e pela cultura e a arte. Parabenizou a importante iniciativa e o carinho expressado pelo professor com a inauguração de um espaço levando o seu nome. Num dos momentos da sua fala afirmou que o ato é uma resposta política ao caso que está sob investigação, cobrando das autoridades presentes, políticas que assegurem a saúde mental dos trabalhadores em educação e que apurem as situações de assédio sofridas pelos mesmos nas escolas estaduais.