Empresários de Gravataí estão otimistas com as vendas para Copa do Mundo e Black Friday

Divulgação/Agência Brasil

Há poucos dias de iniciar a Copa Mundial 2022, a expectativa de empresários do município de Gravataí nos negócios durante os jogos da Seleção Brasileira é otimista, com projeções de aumento de vendas para alguns segmentos. Em virtude das incertezas no cenário econômico e político, a maioria dos lojistas estão se reinventando para atrair consumidores.

O vice-presidente do Sindilojas Gravataí, Itamar Oliveira, que é proprietário da Madeireira Itagiel, acredita que o impacto da Copa nas vendas será pequeno, em virtude da dificuldade que estamos vencendo com as eleições. “Ofuscou muito a copa, na minha opinião, na questão da disputa das eleições. Animou alguns e desanimou a outros. Sempre temos que ter expectativa positiva de futuro. A expectativa é que possa repercutir de forma positiva”, salientou.

Para o proprietário do Espaço José Rosa, Pablo Rosa, a Copa traz uma oportunidade para alavancar as vendas no ramo do vestuário, por exemplo, como amostra de peças que ilustram a bandeira do Brasil, além de peças que remetem as cores do país. “Já vendemos muitos artigos femininos que tiveram boa aceitação”, comentou.

O diretor da Ótica MegaVisão, Roberto Buzato, não espera mudanças em virtude da Copa. “Nosso maior consumidor são as mulheres. Muitas vezes elas deixam o marido na Tv e vão às compras”, analisou.

Os meses de final de ano é uma temporada favorável para a empresa Peruzzo Tintas, comentou o diretor Alexandre Peruzzo. “Em virtude da Copa, mesmo nos reinventando, acaba atrapalhando um pouco o fluxo de vendas pelo envolvimento dos consumidores com os jogos da seleção”, ressaltou.

A previsão da Confederação Nacional do Comércio (CNC), é de aumento do faturamento em relação à Copa de 2018. Segundo a entidade, ‘projeção conservadora’ se deve ao cenário de juros altos, com crescimento em torno de 1,3%.

Conforme a Jaina Mara da Costa, da Livraria JA Junior, percebe um cenário complicado em função da inflação, o aumento dos preços, além da escassez financeira da população. “As festas de final de ano são a nossa esperança. Sempre acreditei nesta data. Estamos preparados com muitas embalagens presentes e lançamentos em materiais escolares”, relatou.

De acordo com projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Black Friday de 2022 deverá movimentar R$ 4,2 bilhões e registrar a maior movimentação financeira desde que a data foi incorporada ao calendário do varejo nacional, em 2010. A expectativa de crescimento do varejo em 2022 é que o faturamento seja 1,3% maior que no ano passado.

A combinação de promoções da Black Friday e da Copa do Mundo (ambas estão programadas para o mesmo período deste mês de novembro) é um dos fatores que indicam tendência de elevação das vendas no varejo até o fim deste ano.  “Esse é um momento muito importante para o comércio de bens e serviços e, com o incremento das promoções de itens voltados à Copa do Mundo de Futebol, o segmento deve encerrar bem o ano”, aponta o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Black Friday da Copa

A Black Friday é marcada, tradicionalmente, para a última sexta-feira do mês de novembro, mas os descontos já são oferecidos nos dias antecedentes, que, este ano, coincidirão, justamente, com a primeira semana da Copa do Mundo do Catar. A estimativa da CNC é que as vendas relacionadas ao Mundial de Futebol impactem em R$ 1,4 bilhão o faturamento do comércio varejista brasileiro, movimentando especialmente os ramos de móveis e eletrodomésticos e de artigos pessoais e eletroeletrônicos. Esses dois segmentos devem ser responsáveis por 48% da movimentação prevista na Black Friday (R$ 1 bilhão e R$ 920 milhões, respectivamente).

A Black Friday já é considerada a quinta data mais importante do varejo, atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.