Do Mágico de Oz às crônicas de Luis Fernando Verissimo: apresentações das oficinas de Artes Cênicas da Prefeitura de Gravataí encantam público de mais de 700 pessoas

Resultado de um ano de trabalho — e muito estudo — foi apresentado no palco do Teatro do Sesc

Do Mágico de Oz às crônicas de Luis Fernando Verissimo, mais de 700 pessoas assistiram as apresentações das oficinas de Artes Cênicas, nesta terça-feira, 6, no Teatro do Sesc Gravataí. O evento, que  ocorreu nas modalidades infantil, infantojuvenil, juvenil e adulto, foi uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) por meio das Oficinas de Arte desenvolvidas durante o ano todo.

Com a presença de mais de 700 pessoas, que circularam pelo teatro durante as quatro horas do evento, as encenações das oficinas foram divididas em quatro espetáculos apresentados em sequência, com os temas “Três Histórias Fantásticas”, “Desenhos da Imaginação”, “Até onde a poesia alcança…” e “Diálogos Impossíveis e outras estórias… (inspirada na obra de Luis Fernando Verissimo)”. Nos intervalos, de forma intercalada, foram entregues os certificados de conclusão aos alunos.

As oficinas contaram com a presença de cerca de cem pessoas com turmas divididas em cinco categorias ao longo do ano. Quatro oficinas ministradas pela servidora Izabel Cristina, que atua como diretora, atriz, dramaturga e coordenadora das Artes Cênicas, e outra por Marlise Darmin, atriz e professora na área há 20 anos.

O secretário da SMCEL, Leandro Ferreira, falou da importância que eventos como este possuem. “As famílias ficam unidas e assistem encantadas o desenvolvimento dos seus filhos com a arte do teatro.” A gerente do Sesc Gravataí, Rita Fagundes, falou da alegria da entidade, que completa quinze anos na cidade, em receber um evento com essa importância social e que tem um resultado extraordinário como este.

“Para mim é sempre uma emoção ver o que conseguimos fazer, onde conseguimos chegar e os limites pessoais de cada um que são ressignificados a partir da Arte. Acredito absurdamente nas pequenas grandes ações dessa vida. Acredito nas pessoas, na arte e no amor. Na garra e nas asas que nos fazem voar. Acredito nos alunos, nas oficinas, em nós e em todas as transformações que o Teatro nos provoca e possibilita”, disse Izabel Cristina.

De acordo com Marlise Darmin, que ministra as oficinas infantojuvenis, muitos de seus alunos nunca tinham pisado num palco e ficaram maravilhados com a experiência vivida e a grande estrutura que o Teatro do Sesc proporciona. “O professor percebe a transformação que o Teatro faz com o aluno. Não só artisticamente, mas, principalmente, enquanto cidadão. Foi muito especial acompanhar o envolvimento deles e dos pais. Muitos deles participaram, efetivamente, costurando os figurinos dos seus filhos, enquanto outros ajudaram na maquiagem no camarim.”

As oficinas de Artes Cênicas serão retomadas em 2023, após período de férias. As novas inscrições serão previamente anunciadas em edital de participação. O vice-prefeito Dr. Levi e a titular da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), Selma Fraga, acompanharam as apresentações.