A Aldeia dos Anjos agora é “Cidade Angels”. Essa é a certificação internacional recebida por Gravataí nesta sexta-feira, 14/3, pela promoção de cuidados do Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Gravataí é segunda cidade do Rio Grande do Sul a ser reconhecida pelos serviços prestados à população. A certificação indica que o município está plenamente capacitado para oferecer atendimento eficiente e integral aos pacientes com AVC.
“Saúde é prioridade no nosso governo. Esse é mais um reconhecimento por tudo aquilo que estamos qualificando e avançando na área da saúde. O resultado consolida Gravataí pela melhoria contínua da linha de cuidado ao AVC, reconhecendo a cidade pelas estratégias que vão desde a prevenção até a reabilitação de pacientes. Parabéns para Gravataí, sabemos o quanto isso significa para a cidade”, destacou o prefeito em exercício de Gravataí, Dr. Levi Melo.
O resultado reafirma, conforme o gestor, a parceria entre a Prefeitura de Gravataí e o Hospital Dom João Becker (HDJB), que permitiu avanços significativos na conscientização sobre os sinais e sintomas da doença. Entre eles, estão protocolos de acompanhamento de pacientes na fase aguda e na reabilitação e treinamento de serviços como unidades de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), responsáveis pelo encaminhamento adequado.
“É um dia muito especial para a nossa cidade receber essa certificação, que tem a ver com a qualidade no atendimento que nós oferecemos na linha do AVC. Samu e Hospital Dom João Becker estão de parabéns, assim como a Secretaria da Educação. Investimos muito em estruturas, mas também em qualidade de atendimento”.
Certificação
Coordenado pela farmacêutica Boehringer Ingelheim e apoiado pela World Stroke Organizations, o título de “Cidade Angels” é um programa da Iniciativa Angels, uma organização global que trabalha para melhorar a qualidade do atendimento ao AVC. O programa atua em duas frentes, que foram demandadas e realizadas pela Prefeitura de Gravataí: a capacitação de serviços de saúde no atendimento aos pacientes e a educação das crianças sobre os sintomas da doença e a importância do rápido atendimento, por meio do “Fast Heroes”.